Websérie de animação aborda cultivo de eucalipto e produção de celulose

O primeiro episódio foi ao ar nesta quarta, 3, nas redes sociais da Bracell, e tem como tema “Eucalipto e seus usos múltiplos”

Primeiro episódio trata dos múltiplos usos do eucalipto/ Imagem: Acervo Bracell

Apresentar o universo do cultivo de eucalipto e da produção de celulose, por meio de uma linguagem didática. Este é o objetivo da websérie lançada pela Bracell nesta quarta-feira, 3. A primeira das seis animações, que trata do tema “Eucalipto e seus usos múltiplos”, já pode ser conferida nas redes sociais da Bracell (FabebookInstagramLinkedIn e canal no YouTube). Os próximos episódios serão publicados quinzenalmente.

Frederico Franz, gerente de Mídia Digital e Social da empresa, afirma que a websérie apresenta um universo mais amplo sobre a celulose e as florestas plantadas de eucalipto, de uma forma tecnicamente precisa e, ao mesmo tempo, amigável. “É muito importante que as pessoas saibam que a celulose está presente em diversos produtos do dia a dia, não só no papel. Mais do que isso, é fundamental que todos tenham conhecimento de que essa celulose é produzida a partir de uma fonte renovável, o eucalipto, preservando a vegetação nativa, os recursos hídricos e todo o meio ambiente.”

Sobre a linguagem usada na websérie, a animação, Bastos afirma que a escolha se deu por permitir dialogar com diferentes audiências: das pessoas da zona rural aos moradores dos centros urbanos. “Acreditamos que estamos democratizando a informação dessa maneira. Ter um conteúdo disponível na internet, por meio da animação de 1 minuto, é ideal porque o usuário pode assistir quantas vezes quiser, pausar para ver um detalhe e pesquisar algo que despertou sua curiosidade, sanando, assim, suas dúvidas. E o conteúdo produzido pela Bracell é uma fonte para este aprendizado”

Fábio Gois, gerente de Comunicação da Bracell BA, ressalta também a relevância para o setor: “É importante termos um material informativo com uma linguagem atraente e acessível para o público em geral e disponível em canais de fácil acesso. E as redes sociais da Bracell, pelo alcance que têm, dão uma contribuição valiosa para todo o setor de celulose e papel, cuja base das operações é o cultivo de eucalipto”.

>> Confira o calendário de lançamento das próximas animações:

·         17/03 – Eucalipto e Solo

Neste episódio, serão apresentadas as características importantes do manejo florestal realizado pela Bracell, que possibilita que o solo das florestas plantadas de eucalipto continue fértil e preservado.

·         31/03 – Eucalipto e Preservação Ambiental

Aqui será abordado o porquê e como as florestas de eucalipto ajudam a preservar o meio ambiente e sua biodiversidade, regulando o fluxo hídrico, permitindo o trânsito livre de animais silvestres e protegendo as áreas de vegetação nativa.

·         07/04 – Eucalipto e Controle Biológico

Na natureza, é comum que as plantações atraiam pragas. Com as florestas de eucalipto, não é diferente. Por isso, esse episódio irá tratar sobre o controle biológico, um dos métodos usados pela Bracell para combater os insetos-praga nas florestas plantadas de forma segura e sustentável.

·         21/04 – Eucalipto, Tocos e Brotos

Nesse vídeo, será abordado os tocos (ou cepas) de eucalipto que permanecem no solo após a colheita, possibilitando que as florestas plantadas tenham várias rotações produtivas. Além disso, irá mostrar como essa prática torna a atividade florestal sustentável e benéfica para o meio ambiente.

·         05/05 – Eucalipto e Água

Uma das crenças mais enraizadas entre a população sobre o eucalipto se refere à relação entre essa planta e a água. Por isso, nesse episódio, o tema será abordado para esclarecer equívocos de informação sobre o assunto.

Bracell

A empresa é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, com duas principais operações no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Cingapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos.

Compartilhe nas redes sociais