A premiação, que chega à sua 21ª edição, destaca iniciativas inovadoras e determinantes para o futuro de jovens e empresas
Projetos inovadores e determinantes para o futuro de jovens e empresas na Bahia serão premiados durante a 21ª edição do Prêmio IEL de Talentos. Este ano, pelo segundo ano consecutivo, três iniciativas desenvolvidas por estagiários da Bracell Bahia estão entre os finalistas da premiação, que anunciará os vencedores no próximo dia 21 de agosto, às 18h, na Casa Salvatore, no bairro do Cabula, em Salvador.
Uma das iniciativas finalistas é de Carla Freitas, que faz estágio na área de Planejamento da unidade florestal da empresa, em Alagoinhas. Ela concorre com o projeto “MIPDetect – Manejo Integrado de Pragas e Doenças”, que envolve o desenvolvimento de aplicativo móvel associado a ferramentas de análise de dados para facilitar o manejo de pragas e doenças nos cultivos de eucalipto.
Também da unidade de Alagoinhas, Marley Souza, que atua no Setor de Tecnologia Florestal (Setec) e P&D Florestal, é finalista com o projeto “Identificação Automatizada de Colônias de Microorganismos Fitopatogênicos por Meio de Inteligência Artifical (FungIA)”. O estagiário personalizou um software para aumentar a eficiência das análises e diagnósticos em laboratório dos fungos que afetam o eucalipto.
O terceiro concorrente da Bracell é Ricardo Leite, que atua no setor de Engenharia de Projetos, na unidade da empresa no Polo Industrial de Camaçari. Ele desenvolveu o projeto “Flexibilização do Sistema de Cinzas da Caldeira de Recuperação Bracell Bahia”, que modifica o sistema de transporte de cinzas, permitindo manter a fábrica operando mesmo quando um dos transportadores necessita de manutenção.
Carolina Linhares, gerente sênior de RH da Bracell, destaca o orgulho de ver, novamente, projetos de estagiários da empresa entre os finalistas desta importante premiação. Em 2023, os projetos dos estagiários da Bracell conquistaram as três primeiras posições do Prêmio IEL de Talentos, na categoria “Estágio”. A empresa também foi premiada em primeiro lugar na categoria “Empresa Inovadora”, entre as companhias de grande porte.
Um dos projetos dos estagiários, o de Caio Ítalo de Oliveira Santos, intitulado “Formulário Inteligente para o Programa de Avistamento de Fauna Silvestre”, contribuiu para que a Bracell conquistasse o primeiro lugar na categoria “Estágio – Empresa Inovadora de Grande Porte”, na etapa nacional do Prêmio IEL de Talentos, em São Paulo.
“A Bracell é uma companhia que preza por oferecer oportunidades para a nova geração de profissionais, orientando e proporcionando meios para o pleno desenvolvimento das competências desses jovens. Além disso, a empresa busca fortalecer a inovação por meio de pesquisa em todas as suas etapas, o que inclui os novos talentos”, afirma Carolina.
Sobre a Bracell
A Bracell é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, com duas principais operações no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Cingapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos. www.bracell.com