Técnica de Comunicação Não-Violenta pode contribuir na relação entre médicos e pacientes

Workshop promovido pela S.O.S. Vida em Aracaju capacitou profissionais de saúde para aprimorar a escuta e desenvolver um diálogo mais construtivo com os pacientes.

Profissionais de saúde participaram de workshop para aprender como ter uma Comunicação Não-Violenta

A Comunicação Não-Violenta inspirou líderes em todo o mundo por incentivar diálogos construtivos e melhorar as relações interpessoais. Utilizada em diversos setores, essa ferramenta também contribui no contato entre profissionais de saúde, pacientes e familiares. Buscando desenvolver uma escuta autêntica, empática e profunda, a S.O.S. Vida de Aracaju promoveu, em parceria com o Atelier do Diálogo, o Workshop de Comunicação Não Violenta.

A gerente da unidade de Aracaju, a médica Marta Simone, destaca a contribuição do diálogo não agressivo no ambiente de assistência médica. “A comunicação é uma ferramenta muito exigida no nosso trabalho. Uma comunicação leve, honesta e não agressiva é a chave para criarmos o vínculo de confiança seja com o paciente, com a família ou entre os profissionais da equipe. Por isso, a necessidade de treinar nosso modo de falar e responder”, explica.

De acordo com o psicólogo Marshall Rosenberg, que escreveu o livro “Comunicação Não Violenta”, essa abordagem baseia-se mais em ouvir do que em falar, humanizando a comunicação independente do contexto. Para isso, é importante tentar entender as necessidades e posicionamento do outro e evitar prejulgamentos.

No contexto de saúde, esses cuidados fazem a diferença. “Normalmente, o paciente está em uma situação de adversidade, portanto saber transmitir mensagens difíceis e ter uma comunicação mais humana, entendo a delicadeza do momento faz a diferença. Por isso, a importância de desenvolver e exercitar a empatia, compaixão e autenticidade”, reforça a médica.

O workshop foi realizado pela advogada Adriana Fontes, que promove oficinas, cursos e debates relacionados à comunicação e desenvolvimento humano.Para esclarecimentos adicionais, favor contatar:

ATcom – Estratégia, Relacionamento e Conteúdo(71) 3271.7171

Paula Pitta (71) 9 9918-9638 I paula@agenciaat.com
Cinthya Medeiros  (71) 9 9918-9636 I cinthya@agenciaat.com

Compartilhe nas redes sociais