Vendas antecipadas reforçam importância do maior evento do varejo de alimentos do Norte e Nordeste
Um café da manhã reuniu nesta quarta-feira (21), na sede da Associação Baiana de Supermercados (Abase), mais de uma centena de empresários, fornecedores e executivos do varejo de alimentos do estado para o lançamento da SuperBahia 2025, a maior feira do setor no Norte e Nordeste. Programado para acontecer no mês de agosto do próximo ano, o evento já conta com cerca de 60% dos espaços comercializados antes mesmo do lançamento oficial, o que demonstra a força da feira: “Somos um dos setores que mais geram empregos no país, contribuímos com 9% do PIB nacional. Este recorte se reflete no nosso estado. Este interesse pela SuperBahia evidencia a força do segmento e o enorme mercado a ser trabalhado”, disse a presidente da Abase, Amanda Vasconcelos.
Na última edição da SuperBahia, em julho passado, promovido pela Abase, foi alcançado um expressivo resultado na geração de negócios, chegando a R$ 540 milhões, 20% a mais do valor alcançado em 2023. “A feira se tornou um dos principais ambientes de negócios do setor em caráter nacional, com um impacto significativo no cenário econômico regional”, disse ela.
Este ano, a feira conseguiu arrecadar seis toneladas de alimentos entregues à campanha Bahia Sem Fome, do governo estadual. O segmento também é um dos mais atuantes no processo de recolhimentos de resíduos sólidos. No evento, foram coletados cerca de sete toneladas de produtos como papelão (40%), plásticos (30%), PET (15%), alumínio (10%) e PP (5%). Os resíduos foram encaminhados para reciclagem beneficiando, diretamente, 70 pessoas. Segundo a empresa Recicla Mais, responsável pelo recolhimento, este total equivale a 49 árvores não cortadas; uma economia de aproximadamente 51 barris de petróleo; mais de 285 mil litros de água e menos 23 mil KWH de energia.