Shopping Barra abriga exposição Mar da Bahia

Mostra celebra a relação dos baianos com a água salgada e poderá ser visitada de 16 de janeiro a 24 de fevereiro

Um convite para um mergulho no mar da Bahia. Essa é a principal proposta da exposição coletiva “Mar da Bahia”, resultado do trabalho de 13 fotógrafos que embarcaram juntos no desafio de registrar as águas do litoral baiano em seus diferentes tons de mar. A exposição entra em cartaz no Complexo Gastronômico Barra Gourmet, no Shopping Barra, e estará aberta para visitação do público a partir do dia 16 de janeiro até 24 de fevereiro, com entrada gratuita.

O mergulho nos encantos do mar é inspirado através do olhar dos fotógrafos. “Os azuis do mar seduzem a contemplação e silenciamento da mente, ainda que em águas ora serenas ora sacudidas por movimentos misteriosos, fonte de alimento e lazer”, comenta a fotógrafa Marta Suzi, integrante da mostra.

A praia de Itapuã, em Salvador-BA, pela lente da fotógrafa Marta Suzi

Desafios ao mar

Dentre os principais desafios de fotografar o mar, o fotógrafo e curador da exposição, Cláudio Colavolpe, destaca “fazer uma foto que saia do lugar comum, que transmita algo diferente, que faça o observador entender o sentimento que o mar lhe traz”. O desafio foi aceito e resultou um trabalho diversificado e rico.

Para cada imagem que se vê, cores e diferentes sensações do mar que nunca é o mesmo. “A maré sobe, desce, morre para renascer, e o mar que está sempre se renovando nos oferece uma paisagem viva, em movimento. Fotografar o mar é uma entrega. Tem que mergulhar!”, comenta a fotógrafa Vânia Viana.

Pescador na praia de Itapuã, em Salvador-BA. Crédito: Vânia Viana

Para o fotógrafo Will Recarey, a mostra também é uma oportunidade de “apresentar aos arquitetos, decoradores e público em geral, amante da fotografia e arte, que existe uma produção de fotos fine art de qualidade, proveniente de fotógrafos independentes, com excelência artística e um custo atrativo”, comenta Will.

A tranquilidade das águas da Praia da Coroa, na Ilha de Itaparica-BA. Crédito: Will Recarey

Um oceano de imagens

São diversos os cenários, tons, texturas e molduras que harmonizam esse oceano de imagens. “A exposição mostra diversos olhares sobre como vemos o mar e essa relação tão íntima com os baianos de todo o litoral. Estar perto do mar revigora. A exposição está linda, vale o olhar dos outros sobre o nosso olhar”, comenta o jornalista e fotógrafo, Giácomo Mancini.

Sombreiro parece esquecido na areia, durante um quase fim de tarde, em Praia do Forte-BA. Crédito: Giácomo Mancini

A mostra reúne 13 obras dos fotógrafos: Adrian Berenguer, Ana Kruschewsky, Bhruno Quadros, Caíque Costa, Cláudio Colavolpe, Giácomo Mancini, Gutemberg Barros, Luiz Gustavo Góes, Marcelo Araújo, Marta Suzi, Sandra Coelho, Will Recarey, Vânia Viana, com curadoria de Cláudio Colavolpe.

Sobre a Enashopp

O Shopping Barra é administrado pela Enashopp – empresa com expertise nacional e internacional voltada para o desenvolvimento, implantação, comercialização e administração de shopping centers e empreendimentos multifuncionais e empresarias. Com mais de 30 anos no mercado, a Enashopp desenvolveu projetos na África e em todo o Brasil. São mais de 1500 profissionais administrando um milhão de m² de área construída, com uma média de 30 milhões de pessoas/ano trafegando nos empreendimentos, 5 mil unidades gerenciadas e mais de 300 mil m² de área bruta locável (ABL). Conheça mais no www.enashopp.com.br.

Serviço:

O quê – Exposição Mar da Bahia

Quando – De 16 de janeiro a 24 de fevereiro, de segunda a sábado de 9h às 22h e domingo, 12h às 21h

Onde – Espaço Gastronômico Barra Gourmet, Shopping Barra (Av. Centenário, 2992, Chame-Chame)

Quanto – Entrada franca


Para esclarecimentos adicionais, favor contatar:

ATcom – Estratégia, Relacionamento e Conteúdo (71) 3271.7171

Andréa Castro (71) 99982-5905 I andrea@agenciaat.com

Suely Temporal (71) 99918-9633 I suely@agenciaat.com

Compartilhe nas redes sociais