Seminário reúne referências nacionais da neurociência e educação

Referências nacionais no campo na neurociência e educação vão se reunir na capital baiana, na próxima quarta-feira, 28 de maio, a partir das 8h, no auditório Térreo da Universidade Católica do Salvador (UCSAL). O encontro faz parte do I Seminário Regional Neurociências e Educação: Tecendo redes pela primeira infância, que tem o objetivo de promover um espaço propositivo de debate acerca das interfaces entre neurociências e educação e seus impactos para as políticas públicas na primeira infância.

Organizado pelo Laboratório Interdisciplinar de Neurodesenvolvimento Humano (LINHA), da UCSAL, o encontro também reunirá o lançamento de três livros – “Cognição Social: teoria, pesquisa e aplicação”, “Entendendo o desenvolvimento infantil: contribuições das neurociências e o papel das relações afetivas para pais e professores” e “Síndrome Congênita do Vírus Zika, microcefalia e outras alterações do neurodesenvolvimento: guia prático para profissionais de educação”.

Tendo professores da rede pública de educação infantil como o público alvo, o encontro também é voltado para profissionais e estudantes das áreas de educação e saúde. De acordo com a coordenadora do grupo de pesquisa LINHA, Professora Nara Andrade, o tema escolhido foi em virtude da primeira infância ser um período relevante do desenvolvimento humano. “Nesta etapa, o cérebro apresenta grande plasticidade e habilidades cognitivas e socioemocionais fundamentais são desenvolvidas. Nesta perspectiva, o evento foi pensado de modo a fortalecer a rede de atenção à primeira infância, numa perspectiva de interlocução com as políticas públicas e a prática cotidiana das instituições de educação infantil”, afirma. O evento está previsto para terminar às 17h com a apresentação do concerto Neojibá. “Uma importante iniciativa que tem na prática artística uma ferramenta para a promoção do desenvolvimento humano”, enfatiza o coordenador do curso de Psicologia da UCSAL, professor Júlio César Hoenisch. O evento é gratuito e conta com apoio da Universidade de Harvard, Universidade Federal de Santa Catarina, Secretaria Municipal de Educação de Salvador e Fundação Lemman.  Em virtude da grande procura do público, as inscrições já foram encerradas.

Palestrantes

O Seminário contará com as participações das Profas Dras. Mônica Miranda, Pompeia Villachan Lyra, Nara Andrade, Chrissie Carvalho além da Profa. Ms. Mirella Rabelo Almeida Farias. Todas coordenam importantes iniciativas no Brasil, a exemplo do “Projeto Primeira Infância”, implantado em 2012, no município de São Paulo.

 

LINHA

O Laboratório Interdisciplinar de Neurodesenvolvimento Humano (LINHA), surgiu em 2018, sob coordenação da Profª Drª Nara Andrade e co-coordenação da Profª Drª Chrissie Carvalho. Com objetivo de tecer redes para a promoção da saúde, da educação e do bem estar, o grupo desenvolve suas pesquisas através de três linhas de investigação: 1. Neurociências, educação e inclusão social; 2. Neuropsicologia do desenvolvimento e avaliação neuropsicológica; 3. Neurociências e música. O grupo conta com quatro professores pesquisadores, um técnico em pesquisa e 17 estudantes. Por fim, o Linha recebe colaborações de universidades internacionais, a exemplo da Universidade de Harvard e da Universidade Estadual da Califórnia, e universidades nacionais – UFBA, UFSC, USP e UNIFESP.



— 

Atenciosamente,  Vinícius Costa

Coordenador de Planejamento

ATcom – Estratégia, Relacionamento e Conteúdo

71 3271.7171 l 9 9918.9642

https://www.agenciaat.com

 

Compartilhe nas redes sociais