Para marcar o período de campanha, uma série de palestras foram realizadas pela Federação das Apaes do Estado da Bahia (Feapaes-BA)
Partindo o tema “Conectar e Somar para Construir Inclusão”, o movimento apaeano da Bahia, composto por 77 unidades e 2 coirmãs, se mobilizou para celebrar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A iniciativa, que acontece anualmente, é proposta pela Apae Brasil e, no ano de 2023, buscou chamar atenção para a força transformadora da comunicação enquanto ferramenta capaz de quebrar as barreiras da desinformação e do preconceito.
No período, Apaes em todo o estado deram amplitude à discussão ao se mobilizarem através de caminhadas, palestras, atividades com os atendidos e sessões solenes nas câmaras municipais. Para marcar a campanha, a Federação das Apaes do Estado da Bahia (Feapaes-BA) realizou, de 21 a 25 de agosto, uma extensa programação de lives inclusivas em seu canal no YouTube.
Profissionais especializados comandaram debates que partiram do tema central, se estendendo por áreas de interesse, como educação, direitos, saúde, esportes, cultura e mercado de trabalho. O evento também incluiu a presença de palestrantes com deficiência, que enriqueceram o diálogo através da partilha de suas vivências. O conteúdo pode ser acessado em: youtube.com/feapaesba.
“A campanha, mais uma vez, se apresentou para nós como uma oportunidade ideal para debatermos temas tão pertinentes ao movimento e darmos visibilidade à missão que nos foi confiada e ao nosso público. E não vamos parar por aqui. Em outubro, teremos o tão aguardado X Congresso Estadual das Apaes da Bahia, em Salvador. Convido toda a sociedade para continuar conosco nesse caminho de aprendizados, em busca de um mundo mais inclusivo”, pontua Narciso Batista, presidente da Feapaes-BA.