Secretária do Ministério da Cidadania participa de evento da Apae Salvador na Semana Nacional da PCDIM

Maria Yvelônia, secretária nacional de Assistência Social marca presença no webinar As atualizações do BPC e a implementação do auxílio Brasil, que acontece no dia 25, às 15h.

Nesta terça (24), quem participa é a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos.

Maria Yvelônia, do Ministério da Cidadania

Uma das propostas desenhadas pela Apae Salvador em torno da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2021, que acontece entre os dias 21 e 28 de agosto, é falar sobre políticas públicas e como elas estão sendo colocadas em prática. Para enriquecer o debate, a entidade convidou a secretária Nacional de Assistência Social/SNAS, Maria Yvelônia Barbosa, e o diretor do Departamento de Benefícios Assistenciais, André Veras, para integrarem a mesa interativa As atualizações do BPC e a implementação do auxílio Brasil. O evento virtual será realizado na próxima quarta-feira, 25 de agosto, a partir das 15h, no canal da Apae Salvador no Youtube.

Chamado de Auxílio Brasil, o novo programa social que pretende substituir o Bolsa Família tem três modalidades de benefício básico: para primeira infância, para famílias com jovens de até 21 anos de idade e para a complementação para famílias que não conseguirem sair da extrema pobreza mesmo após receber os benefícios anteriores. Já o Benefício de Prestação Continuada – BPC, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, é a garantia de um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade.

Participação de gestores públicos

Na terça-feira, dia 24, quem marca presença no debate é a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos; além da vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comped), Rosana Lago; e a vereadora Roberta Caires, que tem feito um trabalho focado nesse público. As gestoras públicas participarão da live A pessoa com deficiência intelectual e múltipla: sujeito de direitos. No dia 25, às 9h30, também será realizada a mesa interativa Lei brasileira de inclusão e a autonomia da PCDIM.

Já na quinta-feira, 26, haverá o debate sobre a Importância do lúdico no processo de aprendizagem da PCDIM, às 16h. No último dia do evento, 27, a partir das 15h, será realizada a live Inspiração – Histórias de superação para encerrar a semana de atividades. Esse momento especial contará com a presença do atleta paralímpico Leonardo Landim, conhecido como Léo Olímpico, que contará a sua história no esporte Iroman e na vida. Também marcará presença a primeira youtuber com Síndrome de Down no país, Cacai Bauer, influencer com mais de 370 mil seguidores. “É tempo de transformar conhecimento em ação” é o tema da Semana nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Compartilhe nas redes sociais