A iniciativa, que visa à qualificação da educação básica, é realizada pela Bracell junto com o município e tem parceria técnica com o Icep
O seminário de Sensibilização e Mobilização da Rede reuniu profissionais da educação, comunidade e familiares de estudantes do município de Ouriçangas, no agreste baiano, na tarde desta quarta-feira, 14, para dar início às ações do projeto de Educação Continuada. Realizada pela Bracell com a Secretaria Municipal de Educação, a iniciativa conta com a parceria técnica do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep) e visa à qualificação da educação básica da rede pública de ensino local.
O encontro aconteceu na Escola Antônio Lomanto Júnior, das 14h às 17h, e foi um momento de apresentação da proposta de trabalho e de escuta dos representantes e profissionais sobre a rede de ensino. A programação teve dois momentos: o primeiro de apresentação da proposta de trabalho e parceria com a rede e o segundo de levantamento dos avanços e desafios da educação municipal para a construção coletiva do projeto de educação. Esse diagnóstico inicial da rede permitiu que a equipe conhecesse melhor o trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas.
Para Ana Falcão, coordenadora pedagógica territorial do Icep, o evento foi importante porque permitiu adquirir “mais informações sobre o histórico de formação da rede, a concepção de ensino e aprendizagem que permeia as práticas pedagógicas, a visão da comunidade sobre o ensino e as expectativas desses vários atores em relação à aprendizagem dos estudantes”.
Amanda Quenupe, coordenadora de Responsabilidade Social da Bracell, afirmou que o projeto busca “contribuir para o desenvolvimento e qualificação da educação básica da rede pública de municípios na área de influência da empresa, com ênfase na formação continuada de educadores, focando a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental. Comprovamos e monitoramos a evolução da educação desses municípios por meio de indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”.
Criado em 2014, o projeto de Educação Continuada já é realizado nas cidades de Alagoinhas, Acajutiba, Aramari, Araçás, Cardeal da Silva, Conde, Entre Rios, Inhambupe e Santo Amaro. A iniciativa – que foca a formação de equipes técnicas das secretarias de Educação, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e professores – alcançou, somente no ano passado, 276 escolas, 1.801 profissionais da educação, engajou 1.743 pessoas nas atividades promovidas pelo projeto, beneficiando 21.181 alunos.
Sobre a Bracell
A Bracell é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo e conta com operações no Brasil nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Bahia e Pernambuco. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Singapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos. A Bracell também é signatária do Pacto Global e dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs) da ONU Mulheres. www.bracell.com
Sobre a RGE
A RGE Pte Ltd gerencia um grupo de empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais. As atividades vão desde o desenvolvimento e a colheita de recursos sustentáveis, até a criação de diversos produtos com valor agregado para o mercado global. O compromisso do grupo RGE com o desenvolvimento sustentável é a base de suas operações. Todos os esforços estão voltados para o que é bom para a comunidade, bom para o país, bom para o clima, bom para o cliente e bom para a empresa. A RGE foi fundada em 1973 e seus ativos atualmente ultrapassam US$ 30 bilhões. Com mais de 60.000 funcionários, o grupo tem operações na Indonésia, China, Brasil, Espanha e Canadá, e continua expandido para envolver novos mercados e comunidades. www.rgei.com.