Copa do Mundo FIFA 2014 em Salvador
O objetivo do Centro Aberto de Mídia (CAM) foi apoiar os jornalistas que cobriram a Copa do Mundo FIFA 2014, em Salvador, nas suas demandas desde solicitações operacionais para estacionamento e circulação de carros de reportagens em áreas restritas até pedidos de indicação de fontes para entrevistas, indo além da “venda” de pautas de governo e da oferta de estrutura física para o trabalho. O local funcionou como um ponto de encontro destes profissionais, onde eles puderam interagir com colegas das mais diferentes nacionalidades e com a cultura local, trocando experiências e compartilhando informações.
A iniciativa, realizada em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Salvador, contou com a gestão e operação da Agência de Textos Comunicação Corporativa. Credenciamos e recebemos mais de 700 jornalistas brasileiros e estrangeiros com uma equipe de jornalistas bilíngue (inglês e espanhol).
Comunicar para divulgar
Instalado no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador (ao lado do Elevador Lacerda) entre os dias 12 de junho e 06 de julho de 2014, o Centro Aberto de Mídia de Salvador ofereceu uma estrutura completa em ambiente climatizado, com conexão Wi-Fi e a cabo, computadores e capacidade para 100 jornalistas trabalharem simultaneamente.
A estrutura contou também com um auditório com capacidade para 145 pessoas sentadas onde foram realizadas diversas conferências de imprensa com fontes oficiais e/ou personalidades da cultura baiana. Foi desenvolvida uma programação especial com palestras de especialistas locais sobre temas previamente elencados como: capoeira, candomblé, etc; press trips em Salvador e roteiros turísticos do Litoral Norte e Porto Seguro, locais onde treinaram as seleções da Croácia e a campeã Alemanha.
“Eu encontrei pessoas muito legais, dispostas e preparadas para cooperar, além de um local bem equipado para atender os jornalistas estrangeiros como eu”. (Jihan Hafiz, jornalista da Nova Zelândia).