Com realização da Braskem e da Mosaico Reciclado, a atividade vai capacitar 20 moradores das localidades de Santana, Praia Grande e Botelho
A comunidade de Santana, localizada em Ilha de Maré, na Baía de Todos-os-Santos, vai receber uma edição da Oficina de Economia Circular. A iniciativa, promovida pela Braskem e realizada pela Mosaico Reciclado, busca promover a conscientização sobre a importância da reciclagem e do desenvolvimento econômico sustentável. A oficina será realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Santana, nesta terça e quarta-feira, dias 28 e 29 de maio.
A ação vai capacitar 20 moradores das localidades de Santana, Praia Grande e Botelho em técnicas que aliam empreendedorismo e reciclagem, transformando embalagens plásticas usadas em obras de arte, que podem ser aplicadas em camisetas, ecobags, quadros, entre outras. “A Oficina de Economia Circular é uma oportunidade para geração de renda porque permite que os participantes criem e vendam seus próprios produtos artesanais, ao mesmo tempo em que promovem a sustentabilidade e a consciência ambiental na comunidade”, ressalta Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.
Com uma carga horária de oito horas, a oficina será ministrada pelos artistas plásticos Ivan Torres Oliveira e Diva Oliveira, que vão ensinar técnicas criativas para a produção de itens únicos a partir de materiais plásticos recicláveis. Durante os dois dias de aulas, os participantes aprendem a preparar os materiais, separando as embalagens plásticas por cores e texturas. Em seguida, irão focar na parte de corte e montagem dos mosaicos, criando padrões inspirados em réplicas de quadros famosos, paisagens naturais e cenas históricas.
“Estou muito feliz pela oportunidade deste curso. Quero começar a trabalhar com essa técnica e espero que as pessoas possam valorizar o nosso trabalho”, afirma Vânia Moraes, moradora de Santana, em Ilha de Maré e uma das participantes da Oficina.
Em 2023, a Braskem promoveu a Oficina de Economia Circular nas comunidades de Madeira, em Candeias e de Leandrinho, em Dias d’Ávila, além de uma edição ocorrida durante o 1° Fórum Nordeste de Economia Circular, realizado em Salvador. Nas três edições, 55 pessoas foram beneficiadas diretamente.
Sobre a Braskem
Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os mais de oito mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente a melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 70 países.