MPF reconhece avanços da Braskem e põe fim a monitoria

‘Controles e processos implementados são base de cultura de integridade’, diz diretor da Braskem

São Paulo, 11 e março de 2020 – O Ministério Público Federal reconheceu as melhorias alcançadas pelo programa de conformidade da Braskem e deu por finda a monitoria externa que ainda incidia sobre a empresa. A decisão se baseou na certificação de monitores independentes que atestaram: o cumprimento de todas as obrigações assumidas no Acordo de Leniência assinado entre MPF e Braskem em 2016 e a implementação de todas as iniciativas adicionais recomendadas. Durante o processo de monitoria independente, a companhia estabeleceu políticas e procedimentos, implantou controles anticorrupção e mecanismos para assegurar a adequação e a efetividade das práticas de integridade, prevenindo a ocorrência de ilícitos e privilegiando a ética e a transparência na condução de seus negócios, os quais foram pormenorizadamente avaliados e testados pelos monitores.
“Cumprimos todos os requisitos do acordo e recomendações dos monitores porque acreditamos de forma genuína na melhoria do ambiente de governança e conformidade que eles trazem. Os controles e processos implementados pela Braskem não são só de prevenção. Eles têm uma fundamental importância no dia a dia da empresa, servindo de base para todas as tomadas de decisão dos executivos, criando uma cultura de integridade que dê orgulho a nossos colaboradores e parceiros”, diz Everson Bassinello, diretor de Auditoria, Riscos e Compliance da Braskem.
A certificação de efetividade do programa de conformidade da Braskem emitida pelos monitores e atestada pelo MPF está alinhada com o compromisso da companhia na atuação com ética, integridade e transparência em todas as suas ações, aprimorando os seus sistemas e processos e contribuindo para a melhoria das práticas gerais de conformidade e governança. A companhia permanece no aguardo da certificação de efetividade do programa de conformidade da Braskem também pelo Departamento de Justiça dos EUA e pela SEC, o órgão regulador do mercado de capitais americano.


Sobre a Braskem Os 8 mil Integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico, engajados na cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Com 41 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha e receita líquida de R$ 58 bilhões (US$ 15,8 bilhões), a Braskem possui produção anual de mais de 20 milhões de toneladas de resinas plásticas e produtos químicos e exporta para Clientes em aproximadamente 100 países. 


Braskem nas redes sociaiswww.facebook.com/BraskemSAwww.linkedin.com/company/braskemwww.twitter.com/BraskemSA


Informações para imprensa, favor contatar:CDN Comunicação 

Jessyca Trovão – (55 11) 3643-2769 – jessyca.trovao@cdn.com.br

Fernando Rubino – (55 11) 3643-2990 – fernando.rubino@cdn.com.br

Fábio Souza – (55 11) 3643-2813 – fabio.souza@cdn.com.br

Fernanda Salatini – (55 11) 4804-4830 – fernanda.salatini@cdn.com.br

ATcom – Estratégia, Relacionamento e Conteúdo – (71) 3271.7171

Paula Pitta – (55 71) 99918.9638 – paula@agenciaat.com

Rafael Veloso – (55 71) 99994.2490 – rafael@agenciaat.com

Suely Temporal – (55 71) 99918.9633 – suely@agenciaat.com

Compartilhe nas redes sociais