As atividades trazem benefícios para a saúde, desenvolvem a concentração e coordenação motora
Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris, que serão realizados entre julho e setembro deste ano, contarão com a participação de mais 14 mil atletas nas duas competições. Com performances marcantes, os esportes olímpicos podem inspirar quem deseja cuidar da saúde e ter um estilo de vida mais ativo. Várias atividades dos jogos podem ser praticadas no dia a dia e trazem benefícios para saúde física e mental para pessoas de diversas faixas etárias.
O coordenador do curso de Educação Física da Unijorge, Iuri Nascimento, explica que praticar um esporte é uma boa opção para quem quer se movimentar ao ar livre e que também gosta do aspecto lúdico. O professor alerta que, antes de iniciar a atividade, o ideal é a realização de uma avaliação prévia e fazer programa de fortalecimento muscular conduzido por um profissional de Educação Física. “A orientação é fundamental para prevenção de lesões, otimização do desempenho físico e para ajudar a traçar metas individuais”, diz.
Em relação aos benefícios, o professor ressalta o controle do stress, a possibilidade de socialização, o controle do peso, com diminuição da gordura corporal, como também na preservação e aumento da massa magra. “Essas atividades, associadas a ajustes nutricionais, ajudam a combater o surgimento de doenças crônicas degenerativas como obesidade, diabetes e hipertensão”, destaca.
Atletismo, natação, ciclismo, vôlei de praia, levantamento de peso e modalidades como skate e surf são alguns exemplos de modalidades esportivas que podem ser adotadas como atividade física. De acordo com Iuri, o atletismo (corrida), a natação e o ciclismo têm benefícios cardiorrespiratórios e são indicados para aqueles que almejam o processo de emagrecimento. O vôlei de praia melhora a agilidade, o equilíbrio, a coordenação e a resistência cardiorrespiratória. A instabilidade proporcionada pela areia, promove maior exigência motora para os seus praticantes.
Já o levantamento de peso olímpico vem ganhando adeptos nos treinos de Crossfit, proporcionando principalmente o aumento da força muscular, capacidade física importante para as tarefas motoras cotidianas. Modalidades mais radicais como o skate e surf são desafiantes no aspecto concentração e exigem muita flexibilidade, equilíbrio, coordenação e resistência cardiorrespiratória.
Atividades Paralímpicas
Os esportes paralímpicos são uma importante ferramenta de inclusão e de melhoria da saúde, desenvolvimento da coordenação motora, aumento da resistência física, além dos impactos positivos na saúde emocional de pessoas com deficiência. Algumas das modalidades disputadas nos Jogos Olímpicos como o atletismo, badminton e bocha podem ser realizadas por crianças e adultos PCD.
O professor de Educação Física da Unijorge e supervisor do Centro de Referência Paralímpico Bahia, Wilson Brito Filho, ressalta que o esporte na perspectiva paralímpica ocupa lugar de desconstrução de barreiras, garantia de inclusão, socialização e difusão de potencialidade. “Essas atividades possibilitam quebra de mitos e estigmas atuando na cotidianidade das pessoas com deficiência, seja na sua autoestima, na visibilidade social, no redesenho de rotas de participação ou na garantia de espaços frutos da luta PCD”.