A IA é uma ferramenta de pesquisa e aprofundamento, sempre alinhada ao direcionamento do professor
A Inteligência Artificial já é uma realidade para muita gente e no ambiente escolar não é diferente. No Colégio Bernoulli, a ferramenta tecnológica já faz parte da rotina de alunos e professores, ampliando possibilidades e potencializando o aprendizado. Com a integração da assistente virtual Ulli à plataforma Meu Bernoulli, desenvolvida para estudantes, famílias, educadores e gestores para uma experiência única de extensão da vivência escolar em um ambiente virtual, a escola reforça seu compromisso com a inovação pedagógica e a personalização do ensino.
“A Ulli se tornou uma verdadeira parceira no dia a dia dos professores e estudantes. Para nós, educadores, ela nos auxilia na criação de aulas, atividades, questões de provas e análises de dados, permitindo um planejamento mais assertivo. Para os alunos, representa uma ferramenta de pesquisa e aprofundamento, sempre alinhada ao direcionamento do professor”, explica Gisliana de Jesus Santos, professora do Ensino Fundamental do Bernoulli Caminho das Árvores.
Ainda que a IA traga novas perspectivas para a educação, muitos pais e professores questionam se ela pode substituir o papel do educador. Segundo Gisliana, a chave está no uso consciente da tecnologia. “A tecnologia é uma aliada, não uma ameaça. Usamos a IA para potencializar o ensino, mas o pensamento crítico, a mediação e a relação humana seguem sendo insubstituíveis”, pontua.
Ensino personalizado
O impacto da IA também se reflete na personalização do ensino. A partir da análise de dados, é possível identificar dificuldades específicas dos alunos e adaptar avaliações e exercícios conforme suas necessidades. “Com as ferramentas de IA, conseguimos flexibilizar a aprendizagem e direcionar esforços para os pontos que precisam de mais atenção, inclusive para alunos com demandas cognitivas específicas”, destaca a professora Gisliana de Jesus.
Outro diferencial do Bernoulli é o uso da tecnologia na avaliação do desempenho dos estudantes. Com a plataforma MBXP, os alunos interagem de forma gamificada, acessam conteúdo personalizado e desenvolvem projetos no Flow Maker, com acompanhamento digital e feedback em tempo real.
A gestão escolar também se beneficia da IA. A tecnologia permite análises rápidas e precisas do desempenho acadêmico, ajudando a direção a criar estratégias para melhorar os resultados e garantir um ensino ainda mais eficiente.
O Bernoulli também tem um compromisso com o uso ético da IA. Todas as atividades são planejadas e supervisionadas por professores, garantindo que a tecnologia seja usada de maneira responsável e pedagógica. Um dos exemplos práticos do impacto da IA na sala de aula foi a Feira de Ciências do Bernoulli. Durante a preparação, alunos do 4º e 5º ano usaram a ferramenta para pesquisar sobre o desmatamento do bioma cerrado. Antes de acessarem a assistente, precisaram estruturar suas perguntas, percebendo a importância da formulação de prompts assertivos para obter informações relevantes. “Foi um aprendizado incrível! As crianças ficaram encantadas ao ver como suas próprias escolhas influenciavam as respostas geradas pela IA”, conta a professora.
Sobre o Bernoulli
O Bernoulli Educação acredita que, se o olho brilha, muda tudo. Afinal, o grupo tem como propósito desenvolver melhores pessoas para o mundo por meio de uma educação inspiradora e de excelência, oferecendo ferramentas para os alunos transformarem sua história e a sociedade. Em atividade desde 2000, o Bernoulli é um dos grupos educacionais de maior destaque no Brasil. É formado pelo Bernoulli Go; pelos Colégios e Pré-Vestibulares Bernoulli, com unidades em Belo Horizonte e em Salvador; e pelo Bernoulli Sistema de Ensino, que desenvolve soluções didáticas utilizadas por mais de mil escolas parceiras em todos os estados do Brasil, entre elas estão quatorze das 50 melhores escolas do Brasil no Enem, dois Centros de Comercialização de Distribuição (CCDs) em Minas Gerais (Contagem) e em São Paulo (Guarulhos), além de três escolas no Japão que utilizam nossas soluções, beneficiando mais de 300 mil estudantes. O Bernoulli conquistou por 11 vezes o primeiro lugar nacional do Enem e é, por sete anos consecutivos, o primeiro lugar da Bahia. Como parte do seu compromisso em oferecer novas oportunidades, desde 2018, o Bernoulli participa do Projeto Ismart, uma entidade privada e sem fins lucrativos, que identifica jovens talentos de baixa renda e concede bolsas em escolas particulares de excelência e acesso a programas de desenvolvimento profissional.