A mostra itinerante segue em cartaz no Museu do Mar Aleixo Belov, no Santo Antônio Além do Carmo, até o dia 18 de junho
A exposição “Fascínio de Leonardo Da Vinci pela Água” segue em cartaz no Museu do Mar Aleixo Belov, no Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador. A mostra é uma ótima opção de lazer para a criançada e seus familiares, que podem mergulhar em uma experiência única e interativa ao conhecer de perto objetos idealizados por Leonardo Da Vinci, um dos maiores gênios da arte, da ciência e da engenharia do século XV.
A exposição, que está aberta também para a visitações de grupos escolares, é de autoria do engenheiro e projetista soteropolitano Thales de Azevedo Filho, que confeccionou as 28 peças que estão expostas até o dia 18 de junho. Dentre elas, a rústica forma de helicóptero, conhecida como “parafuso helicoidal aéreo”, a ponte giratória, que possui um complexo sistema de cordas e polias, e um aparato para caminhar sobre a água, que alimentou o sonho das pessoas de atravessarem os rios e mares andando.
A mostra, informa Thales de Azevedo Filho, destaca o fascínio que Da Vinci “tinha pelas águas, assim como o nosso grande navegador Aleixo Belov”. Essa relação entre ambos pode ser conferida por meio do acervo montado pelo velejador ucraniano, naturalizado brasileiro, no Museu do Mar. Os visitantes, inclusive, podem ver o veleiro “Três Marias”, usando por Belov nas três voltas ao mundo que realizou em solitário.
O museu funciona de terça a domingo, das 10h às 18h, com acesso permitido até as 17h. O ingresso custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Crianças de até 5 anos não pagam. Nas quartas, o acesso é gratuito.