O projeto, promovido pela Quest/Zeppelin e patrocinado pela Braskem, capacitou 19 jovens no curso de Design e Empreendedorismo com foco na reciclagem do plástico
O Foyer da prefeitura de Dias d’Ávila, na região metropolitana de Salvador, ficou cheio na manhã desta quinta-feira (28), quando 19 alunos do projeto Ateliê Criativo receberam seus certificados de conclusão do curso de Design e Empreendedorismo com foco na reciclagem do plástico. A iniciativa, promovida pela Quest/Zeppelin e patrocinada pela Braskem, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, capacitou os participantes a explorar as propriedades do plástico, sua cadeia de produção, os processos de reciclagem e reuso, produzindo objetos e peças de design de uso cotidiano e de interesse artístico.
A cerimônia contou com a presença do subsecretário de Educação de Dias d’Ávila, Renilson Oliveira, e do gerente de Projetos Educacionais do município, João Grilo, além de familiares dos alunos. O evento marcou também o lançamento de uma exposição composta por peças produzidas pelos alunos durante o curso. A mostra fica aberta ao público no foyer da prefeitura até o dia 20 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
O jovem Ainoan Souza, 20 anos, foi um dos alunos que concluíram o curso. “Sempre quis trabalhar fazendo arte e artesanato usando a reciclagem, só não sabia como fazer. O Ateliê Criativo me mostrou essas diversas possibilidades de como empreender usando materiais recicláveis, além de ter me ensinado a usar ferramentas para trabalhar com artesanato e como vender meu produto”, afirmou.
Outra formanda do projeto, Luana Pereira, 28 anos, destacou o aprendizado sobre o plástico e sobre economia circular. “Aprendi muito sobre o valor que tem o plástico e como ele pode ser transformado em vários produtos. O projeto foi uma experiência rica e transformadora, e será uma base importante para os próximos passos da minha trajetória”, disse.
Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, ressaltou a relevância do conteúdo ministrado no curso que aborda o empreendedorismo e a geração de renda ligados à economia circular. “O Ateliê Criativo é um projeto que une estes três temas importantes para o desenvolvimento sustentável. A iniciativa mostra que dentre as muitas aplicações do plástico em nossa vida, ainda há a possibilidade de geração de renda por meio da arte feita com os resíduos plásticos”, destaca.
Ao todo, foram 192 horas de aulas distribuídas ao longo de oito meses, com turmas divididas nos turnos matutino e vespertino no laboratório instalado na Escola Municipal Anísio Teixeira, no bairro Parque Petrópolis. No espaço os alunos contaram, com ferramentas elétricas e manuais, computadores e softwares de design, além de máquinas como trituradora, injetora, prensa fria e forno elétrico de alta capacidade para as aulas práticas. A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura de Dias d’Ávila, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC).
Serviço:
O quê: Exposição de trabalhos artísticos de alunos do Ateliê Criativo
Quando: de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, até 20 de dezembro
Onde: Foyer da Prefeitura Municipal de Dias d’Ávila (Praça dos 3 Poderes Lessa Ribeiro, Rua Raimundo da Conceição Tabireza, 577, Cristo Rei, Dias d’Ávila – BA)
Quanto: acesso gratuito
Sobre a Braskem
A Braskem é uma empresa petroquímica global, orientada para o ser humano, com olhar para o futuro, que cultiva relacionamentos sólidos e gera valor para todos. Oferecendo soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, a petroquímica possui um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. A Braskem acredita que a inovação disruptiva é o único caminho possível para se estabelecer uma nova relação com o planeta, por isso, escolhe agir no presente, promovendo a circularidade do plástico e impulsionando a revolução dos materiais de base biológica. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para clientes em mais de 71 países por meio de seus 8.500 mil integrantes que atuam globalmente em um modelo de gestão que demonstra o compromisso com a ética, respeitando as normas de conformidade em todos os países e garantindo o respeito à competitividade responsável. Mais informações: https://www.braskem.com.br/
Sobre a Quest/Zeppelin
Atua no setor cultural há mais de 20 anos com o objetivo de ampliar e promover o desenvolvimento humano, social e econômico por meio de iniciativas culturais e sociais. A Quest tem uma trajetória que une qualidade, inovação e contrapartida social, atuando em cooperação com artistas, produtores e agentes culturais para alcançar seus objetivos institucionais no Brasil e no exterior. Nos últimos anos, implantou ou coordenou a implantação de mais de 100 núcleos de cultura, inovação, dança, teatro, design e gastronomia em território nacional, empregando centenas de educadores, e beneficiando diretamente milhares de jovens.