Estudantes do programa SEJA! – Saberes da EJA participam de visita ao Eco Parque Sauípe

Os 100 jovens e adultos irão conhecer, neste sábado (27), a trilha do Macaco, o Museu de História Natural Cetrel, com os núcleos de Arqueologia e de Ciências Naturais, a Estação Ambiental Braskem e o viveiro de mudas do Instituto Fábrica de Florestas.

Foto: Ag. BAPress

Cem estudantes do programa SEJA! – Saberes da EJA participarão de uma aula especial, neste sábado (27), às 9h. Eles irão visitar o Eco Parque Sauípe, situado no município de Mata de São João, a 77 km de Salvador. O programa, promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), com patrocínio da Braskem, é uma oportunidade para jovens e adultos elevarem a escolaridade, já que associa o ensino a distância à metodologia de reconhecimento de saberes.

Durante a visita, os estudantes irão conhecer a trilha do Macaco, o Museu de História Natural Cetrel, com os núcleos de Arqueologia e de Ciências Naturais, a Estação Ambiental Braskem e o viveiro de mudas do Instituto Fábrica de Florestas, que é mantido pela Braskem e Cetrel. Divididos em equipes, eles participarão de uma espécie de caça ao tesouro, que irá aliar aventura e conhecimento. De forma lúdica e interativa, o público cumprirá tarefas de conhecimento sobre sustentabilidade.

Entre os conteúdos abordados na gincana está a Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), uma ferramenta que detalha o impacto dos produtos presentes em nosso dia a dia, analisando toda a história de vida – desde a extração da matéria-prima até o descarte.

Bioma Mata Atlântica – Criado em 1998, o Eco Parque Sauípe protege uma área de 66 hectares na região de transição de dois ecossistemas do bioma Mata Atlântica (a floresta e a restinga), além de produzir mudas de espécies nativas utilizadas no reflorestamento e recomposição de áreas degradadas nos estados da Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro.

Nos núcleos de Arqueologia e de Ciências Naturais, os estudantes irão conhecer o acervo com 100 utensílios que reproduzem a história da ocupação humana na região, com vestígios de tribos nômades que viveram há mais de três mil anos. O local também conta com uma coleção de 380 animais taxidermizados, de 180 espécies diferentes, que ilustram os diversos ecossistemas brasileiros.

Já na Estação Ambiental Braskem, os jovens terão lições sobre educação ambiental. O espaço tem 750m² de área construída e três módulos: o primeiro, Espaço Braskem, é dedicado às aplicações e ciclo do plástico e à sustentabilidade, com destaque para o PE verde, resina plástica produzida a partir do etanol de cana-de-açúcar, uma matéria-prima 100% renovável.

O segundo módulo é o Espaço Interativo da Sustentabilidade, composto por ambientes que representam partes de uma casa, como sala, banheiro e cozinha. São simuladas diversas atividades do dia a dia, como elas impactam o meio ambiente e soluções para que o uso de recursos naturais seja mais consciente. O último módulo é o Viveiros Escola, com informações sobre botânica, produção e plantio de mudas nativas da Mata Atlântica e conservação das florestas.

Serviço:

O quê: Visita dos estudantes do SEJA! – Saberes da EJA ao Eco Parque Sauípe

Quando: 27 de outubro (Sábado), às 9h

Onde: Eco Parque Sauípe (Estrada Rural Sauípe a Entre Rios, KM 01, S/N, Vila Sauipe, Mata de São João-BA).

Sobre a Braskem

Com uma visão de futuro global, orientada para o ser humano, os 8 mil Integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico. É a maior produtora de resinas das Américas, com produção anual de 20 milhões de toneladas, incluindo produtos químicos e petroquímicos básicos, e receita líquida de R$ 50 bilhões em 2017. Exporta para Clientes em aproximadamente 100 países e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.

 

Braskem nas redes sociais

www.facebook.com/BraskemSA

www.linkedin.com/company/braskem

www.twitter.com/BraskemSA

Para esclarecimentos adicionais sobre a Braskem, favor contatar:

ATcom – Estratégia, Relacionamento e Conteúdo – (71) 3271.7171

Rafael Veloso (71) 99994.2490 I rafael@agenciaat.com

Suely Temporal (71) 99918.9633 I suely@agenciaat.com

Compartilhe nas redes sociais