Coordenador do Pré-Vestibular Bernoulli, Edmundo Castilho, dá dicas valiosas para quem vai fazer a prova no próximo domingo
Após a pressão e o estresse do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a hora agora é de se concentrar no que está por vir: o segundo dia de provas, que aborda as disciplinas do grupo de exatas. Ciências da Natureza e Matemática são conhecidas por serem mais desafiadoras em relação ao tempo disponível. Por este motivo, é essencial administrar o tempo de forma eficaz. Uma sugestão é dividir o tempo disponível entre as questões, sempre alternando as disciplinas. Se uma questão estiver difícil, o estudante pode considerar a ideia de passar para outra e retornar a ela posteriormente, se possível.
De acordo com o coordenador do Pré-Vestibular Bernoulli, Edmundo Castilho, a recomendação para o segundo dia de provas, marcado para o próximo domingo, 12, é começar pelas questões de Matemática. “Isso porque é uma prova que pode chegar aos mil pontos e tem muita Matemática Básica. Então, o candidato consegue encontrar questões mais fáceis para resolver primeiro. Além disso, uma outra dica é sempre mesclar as questões de Matemática, Química e Física com Biologia, sempre priorizando as mais fáceis primeiro”, explica.
Ainda segundo Edmundo Castilho, devido à Teoria de Resposta ao Item (TRI), é fundamental que o candidato dê ênfase às questões mais fáceis para obter uma pontuação mais elevada na prova. Além disso, este momento é o momento ideal para revisar os principais tópicos de Matemática e Ciências da Natureza e praticar resolvendo questões por meio de simulados, provas anteriores do Enem e de vestibulares, utilizando sites e aplicativos. “Isso vai ajudar o candidato a consolidar o conhecimento e aprimorar suas habilidades de resolução de problemas”, afirma Edmundo Castilho.
Dicas importantes para o segundo dia de provas do Enem:
-Refletir sobre o primeiro dia, o que deu certo e o que pode ser melhorado;
-Gerenciar o tempo com sabedoria;
-Descansar e se alimentar bem;
-Manter a calma e a confiança;
-Usar o tempo extra para revisão;
-Utilizar os recursos disponíveis para solucionar questões