Setembro é um mês dedicado à conscientização e prevenção do suicídio, quando muitas empresas buscam intensificar suas ações voltadas para a saúde mental dos colaboradores. Mas, para além da data, as organizações estão adotando uma abordagem estruturada, onde esse cuidado é integrado à cultura organizacional de forma contínua e permanente.
Para isso, é cada vez mais comum a criação de iniciativas que vão além de medidas internas, mas que alcançam o estilo de vida e bem-estar geral dos colaboradores mesmo fora do espaço corporativo. É o caso do Grupo Sabin, que tem buscado ampliar suas práticas e políticas para não só promover um ambiente de trabalho saudável e acolhedor, mas também dar ferramentas para que as pessoas vivam com maior qualidade de vida.
A diretora Administrativa e de Pessoas do Grupo Sabin, Marly Vidal, explica que a Gestão de Pessoas da empresa possui um dedicado trabalho de qualidade de vida e bem-estar em que o principal desafio é conscientizar e mobilizar as pessoas a atuarem a partir de comportamentos e atitudes preventivas e proativas, ao invés de reativas.
Para ela, também é importante traçar ações que façam sentido para o colaborador, com temas realmente pertinentes e de seu interesse, para facilitar a adesão aos programas. “No processo de crescimento nosso desafio diário é a manutenção de uma cultura de excelência, onde a humanização está presente em todas as relações. O cuidado com os colaboradores é muito importante para o Sabin. Cuidamos deles para que eles cuidem dos nossos clientes”, afirma.
A saúde mental é um dos pilares do programa Saúde em Dia, criado em 2021, iniciativa premiada no Think Work Flash Innovations 2022. Além de trabalhar a saúde física, como controle do peso, saúde preventiva para maiores de 40 anos e acompanhamento pré-natal para as colaboradoras grávidas, a empresa investe em estratégias que possibilitam, por exemplo, o diagnóstico precoce, tratamento e prevenção das condições que possam impactar a saúde emocional dos colaboradores. Para o programa, o Sabin também estruturou uma clínica in company, na sede em Brasília, em parceria com a Amparo Saúde, empresa de Atenção Primária à Saúde do Grupo.
Workshops e palestras também fazem parte da agenda da empresa. Com temas sobre técnicas de controle de ansiedade, inteligência emocional e prevenção de Burnout, essas atividades visam equipar os times com ferramentas práticas para gerenciar o estresse e promover o equilíbrio emocional.
A empresa acompanha as práticas de gestão de pessoas por meio de avaliações internas e pesquisas independentes, aplicadas por institutos nacionais e internacionais reconhecidos no mercado, como FIA/UOL, Great Place to Work, entre outros. “Isso nos ajuda a entender se, de fato, estamos atingindo as expectativas dos nossos colaboradores. Esses programas incluem cuidados com a saúde física, emocional, mental, social, espiritual e financeira”, afirma Marly Vidal.
Aplicativo auxilia autocuidado com a saúde pelos colaboradores
Uma das ações mais recentes é a implementação do Flowing, um aplicativo que funciona como um assistente virtual de saúde, customizado às necessidades de cada usuário. A jornada do colaborador na utilização do aplicativo inicia-se com o preenchimento da ‘Roda da Vida’, que a partir das informações inseridas por ele próprio, avalia as áreas fundamentais para o equilíbrio pessoal (saúde física, autodesenvolvimento, relacionamento, saúde emocional e bem-estar), gerando um perfil em que o usuário tem a possibilidade de trabalhar as suas necessidades, a partir de uma série de conteúdos e sugestões individualizadas.
O aplicativo dispõe de uma ampla biblioteca de conteúdos e ferramentas para o estímulo à adoção de hábitos saudáveis, como atividades físicas, alimentação saudável, mindfullness, técnicas de respiração, yoga, guia do sono, dentre outras. Além disso, oferece um serviço de telemedicina totalmente gratuito, disponível 24h por dia, para todos os colaboradores do Grupo Sabin.
Benefício da prática esportiva para saúde mental
Também, dentro do programa Saúde em Dia, os colaboradores são incentivados a realizar atividades físicas. A estratégia conta com um profissional de Educação Física, que atua nacionalmente como coordenador de Esportes da empresa, preparando e orientando para a prática esportiva, de acordo com a aptidão individual, e capacitando colaboradores para serem multiplicadores da ginástica laboral.
“Nossa ideia é movimentar o corpo dentro e fora do trabalho. Internamente, temos a realização de laboral três vezes na semana. Fora das unidades, temos um Clube de Corridas. Orientamos os treinamentos e buscamos sempre inserir a participação dos colaboradores e de seus familiares nas corridas de ruas, seguindo um calendário anual de competições nacionais e regionais. Inclusive, oferecemos atividades funcionais acompanhadas por profissionais de Educação Física nas regionais”, explica o coordenador de Esportes do Sabin, Luís Carlos Pereira.
Carlos conta que os participantes do Clube de Corrida têm sua condição física acompanhada de perto, com preparação física, prevenção de lesões e realização de exames laboratoriais. “Além da evolução em condicionamento físico e exames, conseguimos observar melhora na autoestima, qualidade do sono, prevenção de doenças, alívio de dores, controle da pressão arterial, melhora da concentração e disposição física, redução do estresse, entre outros benefícios”, destaca.