Eduardo Kobra entrega painel inédito no Barra

Famoso muralista internacional faz um tributo à Santa Dulce dos Pobres em seu primeiro trabalho realizado na Bahia e em um shopping center

Kobra e o painel de Irmã Dulce no Barra | Foto: Peu Fernandes / Divulgação

Salvador entra definitivamente para o circuito mundial de street art com o primeiro trabalho desenvolvido pelo famoso muralista Eduardo Kobra. A obra – que retrata o Anjo Bom da Bahia, a Santa Dulce dos Pobres – foi pintada na fachada do Shopping Barra, na avenida Centenário, dentro do projeto “Olhares da Paz”, que já fez tributos a outros líderes mundiais como Gandhi, Nelson Mandela, Martin Luther King e Madre Teresa de Calcutá.

Para selar a entrega do painel (com mais de 300 m²), Kobra fará a assinatura da obra nesta sexta-feira, 17, por volta das 17h30, ao som percussivo da banda Didá. Logo em seguida, haverá uma queima de fogos. Com isso, o Barra marcará a conclusão do trabalho realizado pelo artista paulistano, que iniciou a pintura do mural no último dia 7 deste mês.

“Meu primeiro mural em Salvador não poderia retratar outra personalidade que não Irmã Dulce. A escolha por ela se deu justamente pelo seu trabalho, que transcende religiões. Ela é um exemplo de bondade e amor ao próximo que deve ser seguido. Não à toa, escolhemos esta imagem dela abraçando uma criança” afirma Kobra, que fez questão de visitar as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), na avenida Dendezeiros, para conhecer ainda mais o legado da santa.

A obra de Kobra estampada no Barra contará ainda com um QR Code que, ao ser escaneado, levará as pessoas para a página de doação das Obras Sociais Irmã Dulce (https://www.irmadulce.org.br/portugues/colabore/faca-sua-doacao).

Superintendente da Osid e sobrinha de Irmã Dulce, Maria Rita Lopes Pontes não escondeu seu encantamento e gratidão a Kobra e ao Shopping Barra pela homenagem. Ela destacou que a obra irá ajudar “a perpetuar o legado de amor e serviço do Anjo Bom da Bahia”.

Mirela Gedeon Cubilhas, diretora de marketing da Enashopp, empresa que administra o Barra, salienta que, além de valorizar o trabalho humanitário de Irmã Dulce, a obra de Kobra dá a Salvador um novo cartão postal. E a movimentação de soteropolitanos e turistas, encantados com o trabalho, já pôde ser vista durante a confecção do painel, quando centenas de pessoas acompanharam o muralista em ação.

 “O Barra está em festa com o resultado fantástico da obra de Eduardo Kobra. Sua arte, que retrata o amor dedicado por Irmã Dulce aos mais necessitados, passa a ser um símbolo importante para Salvador e para a Bahia, atraindo visitantes que gostam de apreciar a arte contemporânea”, afirma ela, destacando que o trabalho do muralista é o primeiro em shopping.

Eduardo Kobra

O artista Eduardo Kobra nasceu em 1975, na cidade de São Paulo. Autodidata, ele, que atualmente tem obras nos cinco continentes, aprendeu e desenvolveu sua arte ao observar a obra de grandes artistas mundiais, como o misterioso expoente da street art Banksy, britânico que nunca teve a identidade revelada.

Entre as obras mais famosas do brasileiro está “O Beijo”, uma releitura da imagem feita pelo fotojornalista Alfred Eisenstaedt (1898-1995). A imagem foi clicada em 13 de agosto de 1945, quando a população saiu às ruas para comemorar o fim da Segunda Guerra Mundial. O trabalho foi realizado em 2012 no High Line, em Nova York, mas apagada 4 anos depois.

Além disso, Kobra detém o recorde dos dois maiores murais grafitados do mundo. O primeiro – nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016 – quando pintou o painel “Etnias”, com 2,5 mil metros quadrados.  Um ano depois, ele fez uma obra em homenagem ao chocolate, que ocupa um paredão de 5.742 metros quadrados às margens da Rodovia Castello Branco, na Região Metropolitana de São Paulo.

Santa Dulce dos Pobres

O Anjo Bom da Bahia nasceu 26 de maio de 1914, no Barbalho, em Salvador. Sua vida foi marcada pela caridade desde muito nova. Aos 13 anos, por exemplo, ela já acolhia mendigos e doentes em sua própria casa, o que continuou a fazer por toda a vida. Em 13 de agosto de 1933, recebeu o hábito de freira das Irmãs Missionárias, passando a se chamar Irmã Dulce, em homenagem à mãe.

Um dos frutos de sua missão como religiosa foram as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), responsável por dar assistência gratuita a milhares de pessoas, entre idosos, crianças e pessoas com deficiência e em situação de rua. Na sede da instituição, situada na Avenida Dendezeiros, no Bonfim, são atendidas 2 mil pessoas diariamente. Na Bahia, a Osid realiza cerca de 3,5 milhões de procedimentos ambulatoriais por ano.

Irmã Dulce morreu em 13 de março de 1992, aos 78 anos. Vinte e sete anos depois, seu trabalho de fé e bondade foi reconhecido pelo Vaticano, que a canonizou como a primeira santa nascida no Brasil, em 13 de outubro de 2019. Com isso, Irmã Dulce passou a ser reverenciada como Santa Dulce dos Pobres, em referência à sua dedicação aos mais necessitados.

Sobre a Enashopp

O Shopping Barra é administrado pela Enashopp. Com expertise nacional e internacional voltada para o desenvolvimento, implantação, comercialização e administração de shopping centers e empreendimentos empresariais e multifuncionais, a Enashopp traz em seu DNA uma cultura corporativa focada na excelência e na qualidade. Em cada empreendimento, uma estratégia diferente para atender regiões, hábitos e perfis específicos.

Contando sempre com um time de profissionais com amplo know-how no mercado, a Enashopp trabalha para proporcionar experiências memoráveis aos seus clientes, criando valor por meio da construção de relações de parceria. Com mais de 20 anos no mercado, a Enashopp desenvolveu projetos na África e em todo o Brasil. São mais de 1.500 profissionais administrando mais de 1  milhão de m² de área construída, com uma média de 30 milhões de pessoas/ano trafegando nos empreendimentos, 5 mil unidades gerenciadas e mais de 300 mil m² de área bruta locável (ABL).

Para confirmar presença e esclarecimentos adicionais, favor contatar:


ATcom – Estratégia, Relacionamento e Conteúdo(71) 3271.7171Juracy dos Anjos – interino (71) 99982-5905 I andrea@agenciaat.comRafael Veloso (71) 99994-2490 l rafael@agenciaat.comSuely Temporal (71) 99918-9633 I suely@agenciaat.com
Compartilhe nas redes sociais