Instituição tem 67% dos cargos de gestão ocupados por mulheres
O Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março, é um marco importante que vai além das homenagens. É um símbolo mundial da superação, de conquistas e da luta diária das mulheres por equidade e respeito. Apesar dos avanços ao longo da história, há muitos desafios a serem superados, incluindo o mercado de trabalho. No Brasil, as mulheres são maioria, e representam 51,5% da população. Mesmo em maior número, só 38% de mulheres ocupam cargos de liderança no país, de acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de auditoria Grant Thornton.
Este é um cenário que precisa evoluir, mas em alguns pontos dá sinais de mudança. Um estudo do Panorama Mulheres 2023 apontou que, em determinadas posições, a liderança feminina cresceu no Brasil entre 2019 e 2022. Nesse contexto, a Unijorge é um bom exemplo de representatividade e potencial feminino, tanto em número de colaboradores, como em cargos de gestão. A instituição tem 63% do corpo docente e administrativo formado por mulheres e 37% por homens. Nos postos de liderança, a presença das mulheres tem ainda mais relevância, com 67% de público feminino em ocupações como direção e coordenação acadêmica, gerências, coordenação administrativa e supervisão.
Entre muitos destaques de talentos femininos na instituição, a gestão de duas mulheres na área de Tecnologia da Informação representa uma direção quanto a igualdade de gênero, em um segmento no país em que só 20% dos cargos são ocupados por mulheres. Para Marcia Pastoriza, gerente de Tecnologia na Unijorge, a instituição tem no DNA o engajamento e respeito pelas mulheres e a grande presença feminina mostra que as barreiras ficaram para trás. “Enxergo o crescimento das mulheres em cargos de liderança e entendo que esse processo faz parte da evolução”.
A coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da Unijorge, Eliana Sodré, destaca a importância dessa participação. “Ter um percentual elevado de mulheres na instituição ressignifica o contexto, com a possibilidade de a mulher ocupar seu lugar com a magnitude de quem sabe o que quer. A Unijorge abraça essa causa incentivando as mulheres a vislumbrar a conquista de novos horizontes em todos os segmentos. Parabéns para nós!”.