Reconhecimento é concedido a empresas que mantêm projetos concretos voltados à preservação deste bioma
Pelo segundo ano consecutivo, a Bracell foi reconhecida como Empresa Amiga da Mata Atlântica por suas ações para conservação e uso sustentável desse bioma. A renovação do título, concedido pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), aconteceu, na noite desta terça-feira, 18, em cerimônia no Centro de Convenções de Praia do Forte, em Mata de São João, no litoral norte da Bahia.
Representando a Bracell, participaram Marcos Sacco, gerente sênior Florestal, Meryellen Oliveira, gerente de Meio Ambiente e Certificações Florestais, e Fábio Góis Barbosa, gerente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social.
Para Meryellen, a conquista evidencia o comprometimento da empresa com a conservação da Mata Atlântica e de outros biomas por meio de ações próprias e de apoio às atividades da RBMA. “Destaco, especialmente, o Compromisso Um-para-Um da Bracell, uma iniciativa inédita no setor de celulose brasileiro que visa a proteger, conservar e/ou restaurar, até 2025, um hectare de floresta nativa para cada hectare plantado de eucalipto nos estados da Bahia, São Paulo e Mato Grosso do Sul”, informa. A empresa encerrou o ano de 2022 com 82% da meta já alcançada.
Ela destaca que a empresa possui quatro Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) na Bahia, incluindo a Lontra, com 1.377 hectares, nos municípios de Entre Rios e Itanagra. No espaço natural – reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como único Posto Avançado da Reserva de Biosfera da Mata Atlântica de propriedade de uma empresa – já foram catalogadas 378 espécies da flora silvestre, além de 216 espécies de aves, 62 de anfíbios e lagartos, 15 de serpentes e 25 de mamíferos, reforçando a biodiversidade da região.
Parcerias com instituições ambientais
Fábio Barbosa salienta que, além de ser Empresa Amiga da Mata Atlântica, a Bracell integra a Coordenação Nacional do Conselho do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica (biênio 2023/2024), que envolve mais de 300 instituições comprometidos com a restauração do bioma, e internaliza os avanços da COP 15, que definem metas globais para a biodiversidade e restauração de ecossistemas.
“A empresa é parceira de importantes organizações para conservar e preservar a biodiversidade, como a Secretaria do Meio Ambiente da Bahia, a Fundação Florestal e a ONG SOS Mata Atlântica”, pontua Fábio Barbosa. A Bracell também acompanha os indicadores e métricas em desenvolvimento pela Taskforce on Nature-related Financial Disclosure (TNFD) em conjunto com a Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ) e o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).
Sobre a Bracell
A Bracell é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo e conta com operações no Brasil nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Bahia e Pernambuco. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Singapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos. A Bracell também é signatária do Pacto Global e dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs) da ONU Mulheres. www.bracell.com
Sobre a RGE
A RGE Pte Ltd gerencia um grupo de empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais. As atividades vão desde o desenvolvimento e a colheita de recursos sustentáveis, até a criação de diversos produtos com valor agregado para o mercado global. O compromisso do grupo RGE com o desenvolvimento sustentável é a base de suas operações. Todos os esforços estão voltados para o que é bom para a comunidade, bom para o país, bom para o clima, bom para o cliente e bom para a empresa. A RGE foi fundada em 1973 e seus ativos atualmente ultrapassam US$ 30 bilhões. Com mais de 60.000 funcionários, o grupo tem operações na Indonésia, China, Brasil, Espanha e Canadá, e continua expandido para envolver novos mercados e comunidades. www.rgei.com.