Nesta sexta-feira (11), a equipe da FIFA esteve na Arena Fonte Nova para uma visita técnica de inspeção para a escolha das cidades-sede e estádios candidatos à Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027. Estiveram presentes membros da FIFA, da Arena Fonte Nova, do Governo do Estado da Bahia, da Prefeitura de Salvador e da Federação Baiana de Futebol. Salvador e outras 11 cidades brasileiras são pretendentes a receber o torneio, que será realizado entre 24 de junho e 25 de julho de 2027. A avaliação na Arena ocorreu durante todo o dia, quando a equipe de especialistas verificou requisitos operacionais, como infraestrutura, serviços técnicos, manutenção do campo, tecnologia, hospitalidade, acessos e ingressos.
Sede de grandes competições do futebol, se for escolhida, a Arena poderá receber seu sexto torneio internacional, reforçando seu papel como importante equipamento no cenário nacional. A Fonte Nova já foi palco de eventos como a Copa das Confederações em 2013, a Copa do Mundo FIFA em 2014, as Olimpíadas de 2016, as Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA em 2018 e a Copa América em 2019. Em junho deste ano, o local recebeu o amistoso entre a Seleção Brasileira Feminina e a Jamaica, no qual o Brasil conquistou uma vitória de 4 a 0, diante de um público de mais de 30 mil torcedores.
Segundo o presidente da Arena Fonte Nova, Alexandre Gonzaga, é uma felicidade ter a possibilidade de ter a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027 em Salvador e na Arena Fonte Nova. “Um evento desse porte traz uma visibilidade mundial, com impactos positivos para a economia, turismo, além de incentivar cada vez mais o nosso futebol feminino. Já mostramos em outras momentos, que temos toda a estrutura e capacidade em fazer grandes espetáculos e estamos na expectativa para mais um resultado positivo”, afirma.