Braskem inscreve até 9 de setembro para Programa de Estágio com 280 vagas no Brasil, 60 delas na Bahia

Companhia aposta em processo seletivo inovador e inclusivo com “currículo às cegas” para atrair novos talentos e promover diversidade na empresa

Em seu primeiro estágio, Marcella Borges busca vivência no mercado de trabalho e formação profissional

Termina no próximo dia 9 de setembro (segunda-feira) o prazo para se inscrever no Programa de Estágio da Braskem, que oferece 60 vagas na Bahia, sendo 13 para estudantes de curso técnico e 47 para universitários. Também há oportunidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas e Rio Grande do Sul, totalizando 280 vagas.

A seleção terá um novo formato para aumentar a diversidade e se tornar a Braskem uma empresa cada vez mais plural e inclusiva. Além de games, entrevista on-line e dinâmicas de grupo, a equipe responsável pela escolha dos novos talentos não terá acesso a informações como faculdade e idade dos candidatos.

Para o novo programa de estágio, a Braskem se juntou ao Grupo Cia de Talentos, um dos maiores recrutadores do Brasil, para proporcionar uma experiência onde tanto o candidato como a empresa possam se conhecer e descobrir se há afinidade entre ambos. A companhia também firmou parcerias com movimentos ligados à população negra, como coletivos de universidades.

“Mudamos o formato, o modo como divulgamos, incluímos dinâmicas e deixamos o programa mais atrativo, com o objetivo de conhecer melhor o candidato e ir além da sua formação. Acreditamos na importância de um ambiente de trabalho diverso e inclusivo que também colabora para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, oferecendo oportunidade a todas as pessoas”, explica Mariana Paiva, gerente de Aquisição de Talentos da Braskem.

Ao todo, o processo terá quatro etapas. No primeiro, virtual, os inscritos receberão um link para acessar o Braskem Stories, que apresenta o visual de histórias postadas em redes sociais e oferece testes interativos de conhecimento relacionados a temas da companhia. Em um segundo momento, serão realizadas entrevistas por vídeo. Na sequência, os candidatos selecionados serão convidados para dinâmicas em grupos presenciais e, por fim, aqueles que chegarem à quarta e última etapa, serão entrevistados, também presencialmente, pelos líderes das unidades. Além de bolsa-auxílio compatível com o mercado, vale transporte, seguro de vida e férias, o programa da Braskem também oferece vale refeição e assistência médica.

Mariana Paiva explica que o novo formato do programa está alinhado o BeUX (Be = seja, U = Você e X experiência, ou seja, potencialize o que você tem de melhor através das experiências vividas aqui), Proposta de Valor, construída pela Braskem em conjunto com os funcionários e que representa o compromisso da empresa com seus integrantes. A implementação do programa viabilizou importantes iniciativas, como o dress code livre, o flex work (trabalhe de qualquer lugar na Braskem) e o flex office (trabalhe de qualquer lugar: casa, cafeteria, dentro da empresa etc.), garantindo um ambiente que propicie o desenvolvimento de cada um.

“Na Braskem, valorizamos a diversidade e encorajamos todas as pessoas a serem elas mesmas, fazendo a diferença na empresa e construindo seu próprio caminho profissional. Buscamos tornar nosso ambiente livre, inclusivo e desafiador, onde todos e todas possam compartilhar suas ideias e questionar o senso comum”, afirma a executiva.

Em seu primeiro estágio, Marcella Borges busca vivência no mercado de trabalho e formação profissional

Imersão no mercado – O estágio é uma oportunidade única na formação dos estudantes, que tem a chance de agregar conhecimentos práticos e desenvolver competências por meio da imersão no ambiente corporativo.

Foi justamente o período de 1 ano e 8 meses de estágio na Braskem que ajudou nas escolhas profissionais da engenheira química Aline Elena Mariano, que hoje atua na área de Engenharia de Processos da empresa: “Esse é um período determinante que pode e vai influenciar os caminhos da sua carreira. Eu tive a maravilhosa oportunidade de estagiar em duas áreas e pude enxergar os diversos ramos de atuação do engenheiro químico, que muitas vezes não lhes são apresentados na universidade”, conta.

Durante o estágio, Aline trabalhou nas áreas de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) e de Produção. A vivência proporcionou conhecimentos fundamentais para a formação da engenheira química, que acabou optando por atuar no setor de Produção. “Percebi qual perfil se encaixava mais com minha personalidade. Sou uma pessoa bastante dinâmica e que gosto de desafios diários”, complementa.

Mais do que a rotina diária, um bom programa de estágio deve incluir desafios e resolução de problemas, para que o estudante aprenda a lidar com situações adversas da rotina corporativa, vivenciando como aplicar a teoria na prática de forma colaborativa e interdisciplinar.

Dedicação aos estudos e ao estágio são essenciais para aproveitar ao máximo essa oportunidade, indo além da área de atuação para o entendimento do negócio como um todo. Foi o que fez Raphael Oliveira (foto), recentemente contratado pela Braskem após o estágio. “Existe na Braskem uma cultura muito positiva de ensinar e de propor desafios. O meu líder educador teve um papel fundamental nessa trilha. Ele sempre buscava me manter preparado e imerso não apenas para as minhas atividades, mas para as demandas inerentes a minha profissão”, afirma.

Apesar de estar no seu primeiro estágio, a universitária Marcella Borges, que atua na Unidade Químicos 1, no Polo Industrial de Camaçari, busca ir além de vivenciar o dia a dia de sua área e aprimorar capacidades pessoais que serão essenciais para seu crescimento profissional. “O estágio me possibilita desenvolver algumas competências requeridas no mercado de trabalho como autodesenvolvimento, trabalho em equipe, comunicação, organização, agilidade e domínio do negócio, desempenhando o papel de protagonista na busca para otimizar processos”, explica.

–        Programa de Estágio Universitário

Estão abertas cerca de 200 vagas para estudantes universitários de penúltimo e último ano da universidade, em cursos variados de Exatas e Humanas, como Administração; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comércio Exterior; Comunicação Social (Jornalismo e Relações Públicas); Engenharias; Cursos de TI Logística; Biologia; Psicologia; Química; Relações Internacionais; entre outros.

Duração do programa: até dois anos.

–        Programa de Estágio Técnico

Estão abertas cerca de 80 vagas para estudantes que estejam cursando a partir do segundo semestre do curso técnico. As oportunidades estão localizadas nas operações industriais do ABC, Cubatão e Paulínia (SP), Duque de Caxias (RJ), Triunfo (RS), Maceió (AL) e Camaçari (BA).

Para se inscrever é necessário estar cursando: Automação; Automação Industrial; Edificações Elétricas; Eletroeletrônica; Eletromecânica; Eletrônica, Eletrotécnica; Instrumentação; Manutenção; Manutenção Mecânica; Mecânica; Mecatrônica; Metalurgia; Plásticos; Química; Química Industrial; Robótica ou Segurança do Trabalho e Soldagem.

Duração: um ano.

As inscrições para os programas de Estágio Universitário ou de Estágio Técnico podem ser feitas por meio do site www.jovensbraskem.com.br até 09 de Setembro.

— 

Atenciosamente,

Paula Pitta

Líder de Contas

ATcom – Estratégia, Relacionamento e Conteúdo

71 3271.7171 | 9-9918-9638

https://www.agenciaat.com

 

Compartilhe nas redes sociais