Uma visita às instalações da unidade Q1 da petroquímica, no Polo Industrial de Camaçari, também foi realizada como parte da programação oficial do evento.

A Braskem teve participação ativa no Bahia Oil & Gas Energy 2025, evento que termina nesta sexta-feira (30), no Centro de Convenções de Salvador. A programação incluiu uma visita técnica à principal unidade da Braskem no Polo Industrial de Camaçari e a palestra da engenheira de Cibersegurança da companhia, Emanuela Lima, na tarde desta quinta-feira (29), sobre o case de sucesso na petroquímica com relação à cibersegurança industrial.
A revolução provocada pela utilização de tecnologias digitais e da automatização no setor industrial, conhecida como Indústria 4.0, fez crescer também, um segmento que já é o maior da América Latina em termos de receita, movimentando US$3,34 bilhões em 2024, segundo a consultoria Mordor Intelligence. Essa missão, que envolve preservar a integridade, confidencialidade e disponibilidade dos sistemas, foi o destaque da apresentação de Emanuela.
“Nós apresentamos a implementação do Programa de Champions em Cibersegurança industrial na Braskem, as dificuldades que tivemos, e os resultados que o programa trouxe, mostrando os gaps que foram encontrados e como foram solucionados por esses champions”, aponta Emanuela, que é doutoranda em Cibersegurança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
A engenheira explica que o programa, implementado em 2024, seleciona integrantes dentro do time de automação, que fazem parte do dia a dia das unidades industriais, para se tornarem ‘embaixadores’ da cultura de cibersegurança. Cada unidade tem uma pessoa que é a responsável pela cibersegurança industrial. “Selecionamos as necessidades identificadas, direcionamos para esses champions mapearem o que realmente está faltando. Após essa análise, é gerado um plano de ação para eliminar e mitigar essas lacunas”, detalha.
Emanuela destacou ainda que “os champions recebem treinamento específico em cibersegurança industrial, para se familiarizarem com os padrões aplicáveis, melhores práticas internacionais e padrões internos da Braskem”.

Circuito Petroquímico – Um grupo formado por 24 participantes do Bahia Oil & Gas Energy 2025 conheceu a unidade Q1 da Braskem, no Polo Industrial de Camaçari, na manhã desta sexta-feira (30/05). A visita técnica fez parte do Circuito Petroquímico, uma das experiências que integram a programação oficial da terceira edição do evento.
A iniciativa proporcionou aos visitantes uma imersão direta na indústria petroquímica da Bahia. Durante a visita, os participantes conheceram de perto as instalações da unidade Q1, que é a maior central petroquímica da companhia e fornece insumos básicos para outras empresas do Polo de Camaçari.
Bahia Oil & Gas Energy – O evento, que é considerado o maior do setor de petróleo e gás do Norte e Nordeste, começou na quarta-feira (28) e segue até sexta-feira (30), no Centro de Convenções de Salvador. Somente a Rodada de Negócios deve movimentar em torno de R$ 400 milhões no curto prazo. A feira incluiuduas plenárias, uma sobre óleo e outra sobre gás, além de congresso acadêmico, seção técnica, Arena ESG (voltada para discutir ações de governança e sustentabilidade), Arena Inovação, rodada de negócios e visitas técnicas. Além da Braskem, os participantes do evento visitaram também o Museu Geológico da Bahia, a Estação Miranga da Petro Recôncavo, a UPGN Caburé da Alvopetro, a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) e a unidade de Piatã do Senai Cimatec.
Sobre a Braskem
A Braskem é uma empresa petroquímica global, orientada para o ser humano, com olhar para o futuro, que cultiva relacionamentos sólidos e gera valor para todos. Oferecendo soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, a petroquímica possui um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. A Braskem acredita que a inovação disruptiva é o único caminho possível para se estabelecer uma nova relação com o planeta, por isso, escolhe agir no presente, promovendo a circularidade do plástico e impulsionando a revolução dos materiais de base biológica. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para clientes em mais de 71 países por meio de seus 8.500 mil integrantes que atuam globalmente em um modelo de gestão que demonstra o compromisso com a ética, respeitando as normas de conformidade em todos os países e garantindo o respeito à competitividade responsável. Mais informações: https://www.braskem.com.br/.