Ir para o conteúdo
  • A AT
  • Expertise
  • Blog
  • Contato
  • A AT
  • Expertise
  • Blog
  • Contato
Palestra da engenheira de Cibersegurança da Braskem, Emanuela Lima, no Bahia Oil & Gas Energy 2025 Foto: Divulgação

Braskem apresenta programa de cibersegurança industrial no Bahia Oil & Gas Energy 2025

  • Braskem
  • | 30/05/2025

Uma visita às instalações da unidade Q1 da petroquímica, no Polo Industrial de Camaçari, também foi realizada como parte da programação oficial do evento.

Palestra da engenheira de Cibersegurança da Braskem, Emanuela Lima, no Bahia Oil & Gas Energy 2025 Foto: Divulgação
Palestra da engenheira de Cibersegurança da Braskem, Emanuela Lima, no Bahia Oil & Gas Energy 2025 Foto: Divulgação

A Braskem teve participação ativa no Bahia Oil & Gas Energy 2025, evento que termina nesta sexta-feira (30), no Centro de Convenções de Salvador. A programação incluiu uma visita técnica à principal unidade da Braskem no Polo Industrial de Camaçari e a palestra da engenheira de Cibersegurança da companhia, Emanuela Lima, na tarde desta quinta-feira (29), sobre o case de sucesso na petroquímica com relação à cibersegurança industrial.

A revolução provocada pela utilização de tecnologias digitais e da automatização no setor industrial, conhecida como Indústria 4.0, fez crescer também, um segmento que já é o maior da América Latina em termos de receita, movimentando US$3,34 bilhões em 2024, segundo a consultoria Mordor Intelligence. Essa missão, que envolve preservar a integridade, confidencialidade e disponibilidade dos sistemas, foi o destaque da apresentação de Emanuela.

“Nós apresentamos a implementação do Programa de Champions em Cibersegurança industrial na Braskem, as dificuldades que tivemos, e os resultados que o programa trouxe, mostrando os gaps que foram encontrados e como foram solucionados por esses champions”, aponta Emanuela, que é doutoranda em Cibersegurança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

A engenheira explica que o programa, implementado em 2024, seleciona integrantes dentro do time de automação, que fazem parte do dia a dia das unidades industriais, para se tornarem ‘embaixadores’ da cultura de cibersegurança. Cada unidade tem uma pessoa que é a responsável pela cibersegurança industrial. “Selecionamos as necessidades identificadas, direcionamos para esses champions mapearem o que realmente está faltando. Após essa análise, é gerado um plano de ação para eliminar e mitigar essas lacunas”, detalha.

Emanuela destacou ainda que “os champions recebem treinamento específico em cibersegurança industrial, para se familiarizarem com os padrões aplicáveis, melhores práticas internacionais e padrões internos da Braskem”.

Participantes do evento durante visita à Q1, unidade da Braskem no Polo Industrial de Camaçari.

Circuito Petroquímico – Um grupo formado por 24 participantes do Bahia Oil & Gas Energy 2025 conheceu a unidade Q1 da Braskem, no Polo Industrial de Camaçari, na manhã desta sexta-feira (30/05). A visita técnica fez parte do Circuito Petroquímico, uma das experiências que integram a programação oficial da terceira edição do evento.

A iniciativa proporcionou aos visitantes uma imersão direta na indústria petroquímica da Bahia. Durante a visita, os participantes conheceram de perto as instalações da unidade Q1, que é a maior central petroquímica da companhia e fornece insumos básicos para outras empresas do Polo de Camaçari.

Bahia Oil & Gas Energy – O evento, que é considerado o maior do setor de petróleo e gás do Norte e Nordeste, começou na quarta-feira (28) e segue até sexta-feira (30), no Centro de Convenções de Salvador. Somente a Rodada de Negócios deve movimentar em torno de R$ 400 milhões no curto prazo. A feira incluiuduas plenárias, uma sobre óleo e outra sobre gás, além de congresso acadêmico, seção técnica, Arena ESG (voltada para discutir ações de governança e sustentabilidade), Arena Inovação, rodada de negócios e visitas técnicas. Além da Braskem, os participantes do evento visitaram também o Museu Geológico da Bahia, a Estação Miranga da Petro Recôncavo, a UPGN Caburé da Alvopetro, a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) e a unidade de Piatã do Senai Cimatec.

Sobre a Braskem

A Braskem é uma empresa petroquímica global, orientada para o ser humano, com olhar para o futuro, que cultiva relacionamentos sólidos e gera valor para todos. Oferecendo soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, a petroquímica possui um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. A Braskem acredita que a inovação disruptiva é o único caminho possível para se estabelecer uma nova relação com o planeta, por isso, escolhe agir no presente, promovendo a circularidade do plástico e impulsionando a revolução dos materiais de base biológica. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para clientes em mais de 71 países por meio de seus 8.500 mil integrantes que atuam globalmente em um modelo de gestão que demonstra o compromisso com a ética, respeitando as normas de conformidade em todos os países e garantindo o respeito à competitividade responsável. Mais informações: https://www.braskem.com.br/.

VOLTAR

Compartilhe

  • Rua Frederico Simões, 153, Emp. Orlando Gomes, Salas 1203/1204, Caminho das Árvores, Salvador - BA, CEP 41820-774

Todos os direitos reservados 2023 © ATCOM – Comunicação Corporativa