Brasil de Coração firma parceria com os principais shoppings de Salvador para instalação de totens com desfibriladores

A parceria prevê a instalação de cinco totens com desfibriladores externos automáticos (DEA) em cada um dos empreendimentos participantes do movimento.

Totens digitais com o DEA já estão disponíveis no Salvador Shopping/ Foto: Divulgação

Na busca por salvar vidas, o Movimento Brasil de Coração firmou parcerias com os principais shoppings de Salvador para instalação de totens digitais com o desfibrilador externo automático (DEA). Dentre entre eles estão o Salvador Shopping, Shopping Barra, Shopping Cajazeiras, Shopping Itaigara, Shopping Piedade, Shopping Salvador Norte e Shopping da Bahia. Além desses, outro local que terá os totens com o DEA acoplado é o Mercado do Rio Vermelho (Ceasinha).

A instalação dos equipamentos nesses empreendimentos acontece após o lançamento do projeto na Estação da Lapa, no último dia 10 deste mês. A estação de transbordo, considerada o “coração” viário de Salvador, foi o primeiro espaço de grande circulação de pessoas a receber seis totens, que já estão à disposição dos quase 560 mil usuários que passam pelo local diariamente.

Idealizador do Brasil de Coração, João Paulo Galvão destaca que a parceria com os principais shoppings é uma importante iniciativa na luta por reduzir as causas de mortes decorrentes de paradas cardiorrespiratórias (PCR), que podem acometer qualquer pessoa e em qualquer local, independentemente da idade. De acordo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a cada 90 segundos, em média, uma pessoa morre no Brasil em decorrência de problemas cardíacos.

 “Por conta da tecnologia desenvolvida, os totens digitais com DEA acoplado são de fácil manuseio, inclusive por pessoas não treinadas, o que pode ajudar reduzir esses números de mortes. Isso porque os equipamentos orientam sobre a forma correta de sua utilização, no caso de uma pessoa está passando mal por conta de uma doença cardíaca, uma vez que o equipamento faz a leitura dos batimentos cardíacos e só libera as correntes elétricas, se for necessário”, esclarece Galvão, acrescentando que o atendimento rápido, neste tipo de situação, é crucial.

Ele ainda informa que, além da instalação dos equipamentos, os profissionais da equipe de socorristas dos espaços comerciais passam por treinamento. Campanhas educativas também são feitas com a população por meio dos próprios totens, que transmitem informações de como identificar sinais de uma parada cardiorrespiratória e como prestar um atendimento rápido e eficiente, antes da chegada de uma equipe médica especializada.

Os totens digitais, que têm internet fornecida pela empresa ITS Brasil, também possuem um QR Code que leva para o perfil do projeto no Instagram. Lá, outras dicas são disponibilizadas para o uso do equipamento, assim como orientação para ter uma vida mais saudável. Em breve, o Brasil de Coração irá disponibilizar um aplicativo para que as pessoas possam localizar, usando o smartphone, o totem mais próximo, além de ter acesso a dicas de como prevenir doenças do coração, com orientação de cardiologistas, nutricionistas e educadores físicos.

Além de Salvador, o Brasil de Coração já vem sendo procurado também por grandes empresas de Recife, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, no sentido de estabelecer parcerias semelhantes ao que vêm ocorrendo em Salvador.

Shoppings parceiros

Fernando Rocha, diretor regional de operações Bahia-Sergipe do Grupo JCPM, destaca que “receber o Movimento Brasil de Coração é de grande importância para o Salvador Shopping e Salvador Norte, uma vez que milhares de visitantes acessam os empreendimentos todos os dias. Cada vez mais, o nosso propósito é oferecer ações focadas em bem-estar, cuidados com a saúde e, ainda, reforçar a segurança do nosso público”.

O superintendente do Shopping da Bahia, Wilton Oliveira, também sinaliza a relevância da parceria: “É importante porque oferece ao cliente mais segurança, além de contribuir com a nossa cultura de prevenção de riscos. Além disso, a presença ostensiva de desfibriladores alerta a população para os cuidados com a saúde de uma forma integral”.

Mirela Cubilhas, diretora da Enashopp – empresa responsável pela administração dos shoppings Barra e Itaigara e pelo Mercado do Rio Vermelho – reforça que os empreendimentos, agora parceiros do Brasil de Coração, atuam para ter um ambiente de segurança e bem-estar.  “Estamos felizes com a parceria. Será mais uma medida de segurança, pois sempre prezamos pela saúde e bem-estar dos nossos visitantes”, salienta.

Atendimento rápido é fundamental

Uma das parceiras da iniciativa, a cardiologista Bárbara Cotrim enfatiza que a morte súbita, em decorrência de uma parada cardiorrespiratória, pode ser evitada com a ajuda de um desfibrilador externo automático e um atendimento rápido. “Mais de 80% das mortes poderiam ser evitadas se o indivíduo fosse submetido a manobras de ressuscitação cardíaca e desfibrilação o mais rápido possível. Para isso, é necessário que exista maior disponibilidade de desfibriladores externos, principalmente em locais de grande circulação de pessoas”, pontua.

Ela reforça que a iniciativa do Movimento Brasil de Coração, de instalar totens digitais com o DEA em locais estratégicos, melhora a acessibilidade ao aparelho para quem precisa e se configura como um “grande avanço”. Além disso, a cardiologista esclarece que, “quando o aparelho for acionado, uma equipe de resgate treinada também será solicitada para realizar os procedimentos adequados no local da ocorrência. Contudo, o próprio equipamento orienta com relação ao seu uso a cada etapa, se a pessoa que o acionar, assim, se sentir preparada”.

Compartilhe nas redes sociais