O bate-papo com os estudantes sobre a importância da conservação da natureza ocorre nesta quarta, 5, e quinta-feira, 6, em unidades de ensino de Alagoinhas
A importância da conservação da natureza e da biodiversidade, assim como os conceitos de restauração ecológica e de ecossistema, são os temas abordados nas palestras promovidas pela Bracell em dois colégios na cidade de Alagoinhas, no Agreste baiano. Realizadas nesta quarta, 5, e quinta-feira, 6, as atividades incluem o plantio de mudas de espécies nativas, com participação dos alunos, e fazem parte das celebrações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente.
A primeira unidade de ensino a receber o bate-papo, conduzido por Davidson Santos, analista de Meio Ambiente da Bracell na Bahia, nesta quarta, foi o Colégio Militar de Alagoinhas. Na ocasião, os estudantes do 7º ano puderam aprender mais sobre a importância da conservação da natureza, do ciclo hidrológico, da regulação climática e das ações e iniciativas que contribuem para a preservação do meio ambiente, tanto no campo como na indústria.
A segunda palestra será nesta quinta, 6, para os estudantes do 7º ano do Colégio Municipal de Alagoinhas. No encontro, os alunos saberão mais sobre a restauração florestal e a relação com os seres humanos, como os serviços ecossistêmicos, essenciais para a sobrevivência no planeta, além de participar do plantio de mudas de espécies nativas na área interna da escola.
“Poder compartilhar esse conhecimento e as informações sobre as formas de conservação ambiental para a nova geração é essencial, porque ela faz parte da construção de uma nova mentalidade e de uma forma de viver, que precisa ter a preservação da natureza como propriedade”, afirma Santos, acrescentando que a Bracell vem desenvolvendo ações para orientar e capacitar não só os estudantes, como também os moradores das comunidades na área de influência da empresa, para se tornarem ecoagentes, visando à preservação ambiental.
Ele destaca ainda que a Bracell também desenvolve programas e iniciativas que têm como base um compromisso sólido com o uso sustentável dos recursos naturais e a preservação e recuperação dos remanescentes de vegetação nativa em suas propriedades. Um exemplo disso é o Compromisso Um-para-Um, pelo qual a empresa vai igualar o total de hectares de plantio de eucalipto com o de vegetação nativa preservada, inclusive em áreas públicas, nos estados onde a empresa atua até 2025. Até o final de 2023, a companhia já tinha alcançado 92% da meta. Além disso, há programas ambientais realizados pela Bracell com foco no monitoramento dos recursos hídricos, da fauna e flora silvestres e do solo.
De acordo com o biólogo Igor Macedo, especialista em Meio Ambiente da Bracell, “o processo de restauração faz parte das atividades da gestão da natureza na companhia. Áreas um dia degradadas são atualmente protegidas e, quando necessário, manejada com plantio de mudas nativas, conformação do solo e erradicação de espécies exóticas, buscando restabelecer os processos ecossistêmicos. Estas atividades fazem parte do Programa de Restauração Ambiental da Bracell e estão em consonância com os objetivos globais do Bracell 2030, além de contribuir fortemente para a Década da Restauração. Até 2023, a Bracell já executou processos de restauração em mais de 1.000 hectares”.
Sobre a Bracell
A Bracell é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, com duas principais operações no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Cingapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos. www.bracell.com