Promovida pela Federação das Indústria do Estado da Bahia (Fieb), a premiação ocorreu nesta quarta-feira, 6, em Salvador
O projeto Polinizadores, desenvolvido pela Bracell na Bahia, conquistou o 1º lugar da 14ª edição do Prêmio FIEB Indústria Baiana Sustentável, na categoria “Práticas de Gestão Sustentável e Responsabilidade Socioambiental”. Promovida pela Federação das Indústria do Estado da Bahia (Fieb), a premiação, que elegeu as iniciativas que contribuem para a melhoria do desempenho socioambiental, foi realizada nesta quarta-feira, 6, na sede da entidade, no Stiep, em Salvador.
O projeto da Bracell, intitulado “Da criação de abelhas ao empoderamento de negócios quilombolas”, destacou-se por beneficiar 1.500 pessoas entre os anos de 2021 até o primeiro semestre de 2023. De acordo com Fábio Góis Barbosa, gerente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da empresa na Bahia, além de contribuir com geração de renda, a iniciativa ajudou a construir dois núcleos de produção de abelhas e de cera e distribuiu mais de 1.000 abelhas rainhas africanas, 23 colmeias e 10 mil mudas de eucalipto Torelliana, que tem uma floração em menor tempo.
“Consciente de seu papel, a Bracell contribui para o desenvolvimento da apicultura na Bahia e em São Paulo, promovendo o uso múltiplo dos plantios de eucalipto. Para isso, realizou o georreferenciamento de 82 apiários em suas áreas de preservação nativa, ajudando os apicultores locais”, afirma Barbosa, acrescentando que a empresa adquiriu e distribuiu 52 caixas de abelhas nativas sem ferrão para os produtores.
Além disso, de acordo com o gestor, a Bracell promove treinamentos para os apicultores, qualificando-os para o exercício da atividade com maior produtividade. Como resultado, em 2022, o projeto Polinizadores envolveu 114 produtores em municípios como Alagoinhas, Entre Rios, Esplanada, Inhambupe, Conde, Jandaíra e contribuiu para a geração de renda total de R$ 1.061.960,00 para os apicultores parceiros.
“Por meio dessa iniciativa, a Bracell vem ajudando a dinamizar a atividade apícola em sua área de influência, por meio de formação e assessoria técnica aos produtores, o que resulta em uma melhor diversificação da produção de mel e derivados na região”, salienta Barbosa.
Um exemplo do avanço das ações em prol da apicultura ocorre na comunidade Piaçava, em Esplanada. Por lá, os apicultores apoiados pela Bracell contam com um Núcleo de Produção de Abelhas Rainhas, que começou a diversificar a produção.
Milena Oliveira, especialista em Responsabilidade Social da Bracell, acrescenta que, com este novo ciclo do projeto, “vamos incentivar a inserção de mulheres na atividade da meliponicultura, por meio de formação técnica e doação de caixas de abelha sem ferrão”.
Este é o terceiro prêmio Fieb que a Bracell conquista na área social. Na edição anterior, o projeto premiado foi o “Mulheres em Ação”, desenvolvido em parceria com a comunidade quilombola do Cangula, em Alagoinhas, que ganhou na categoria “Práticas de Gestão Sustentável”. Já em 2018, o ganhador foi projeto Farmácia Verde, também desenvolvido com a comunidade do Cangula.
Sobre a Bracell
A Bracell é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, com duas principais operações no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Cingapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos. www.bracell.com