Parceria com o Instituto Terra Firme, projeto certifica alunos de jiu-jitsu e capoeira
Orgulho, esperança e muita emoção marcaram a primeira formatura do Centro de Treinamento de Campeões, projeto de iniciação esportiva da Arena Fonte Nova em parceria com o Instituto Terra Firme. Realizada neste sábado (7), a cerimônia reuniu 400 pessoas, entre alunos, professores e familiares, para celebrar a entrega de certificados a 22 participantes no jiu-jitsu e 37 na capoeira.
A iniciativa teve início na Arena em 2019, sob o nome Filhos do Tatame, oferecendo aulas de jiu-jitsu para os participantes do Vizinhos da Arena, projeto voltado para comunidades do entorno, criado em 2013. Este ano, o espaço foi reformado com o apoio do Instituto Terra Firme e ampliou as modalidades ofertadas. Além de jiu-jitsu, são oferecidas aulas gratuitas de capoeira, boxe e ballet, para crianças e adolescentes, com idades entre 5 e 16 anos, e uma turma de boxe e defesa pessoal, que atende mulheres acima de 16 anos. No local, os alunos recebem todo o uniforme e lanche após as aulas.
O projeto transforma vidas, como a de Henrique, o “Brigadeiro”, aluno do CT que tem apraxia, um distúrbio neurológico que afeta a condição motora da fala. Segundo sua mãe, Conceição Buri, no local, ele encontrou acolhimento de todos e oportunidade de se expressar e desenvolver habilidades em grupo.
O idealizador do Filhos do Tatame e professor de jiu-jitsu, Marcos Almeida, o Marcão, destaca os frutos importantes do CT para os jovens. Ele ressalta que o projeto já conta com cinco medalhistas, incluindo Wallace Santana, atleta que ocupa o primeiro lugar no ranking baiano. “O CT de Campeões é um “abraço” da Arena Fonte Nova. Ele possibilita que crianças saiam de casa para um local seguro, onde vão encontrar os recursos necessários para os treinos esportivos e também todo o suporte necessário para desenvolver sua cidadania”, diz Marcão.
Apoio além do esporte
Em colaboração com a Unifacs, o CT de Campeões oferece diversos serviços gratuitos com atendimentos em Psicologia, Serviço Social, Enfermagem, Nutrição, Medicina e Fisioterapia. Os participantes têm acompanhamento de segunda a sexta-feira, após o horário das aulas, em uma sala especial, com a estrutura necessária para as especialidades e para maior comodidade dos alunos do CT e dos responsáveis que os acompanham.
“Desde nossa inauguração, realizamos iniciativas voltadas para a comunidade, mas o CT de Campeões é diferente. Percebemos o crescimento e amadurecimento do programa refletidos na transformação das crianças como indivíduos. É gratificante contribuir dessa forma para a sociedade”, destaca Thaise Muniz, coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Social da Arena Fonte Nova.