Após pré-evento no metaverso, Nasa Space Challenge Salvador abre no presencial na Unijorge

A edição deste ano inovou e realizou, no último domingo (25), um pré-evento no metaverso.

Foto: Divulgação

A partir de hoje (27) até o dia 04 de outubro, a maior maratona de inovação do mundo, o Nasa Space Apps Challenge, vai reunir mais de 350 participantes na etapa de Salvador, na Unijorge, campus Paralela. Os participantes vão competir para solucionar os desafios propostos pela agência espacial americana, com a oportunidade de dar vida às suas ideias de forma criativa e inovadora, trazendo uma abordagem da ciência e tecnologia sobre questões da Terra e do espaço. Ao final da competição local, serão selecionados três times vencedores para concorrer na etapa mundial, que acontecerá em dezembro, com equipes de mais de 150 países.

A 5ª edição do NASA Space Apps Salvador será aberta hoje (27), às 19h, no auditório Zélia Gattai, na Unijorge, para apresentação geral da jornada para os participantes e entrega de material.  Os dias 28 e 29 serão dedicados ao plantão para tirar dúvidas com a organização do evento, que acontecerá em formato presencial e on-line. E nos dias 30 de setembro, 1º e 2 de outubro, as salas da instituição estarão abertas para o momento de ação, onde as equipes vão trabalhar os dados fornecidos pela NASA e agências parceiras para o desenvolvimento dos projetos. A grande final será na terça-feira (4), às 19h, com a participação do júri local, que vai definir os três times ganhadores na etapa Salvador, que seguem para a disputa mundial em dezembro. O público em geral poderá assistir a decisão, pelo canal do YouTube Space&Terra.

 A local lead do Nasa Space Apps, Leka Hattori explica que nesta edição a diversidade racial e de gênero entre os participantes inscritos teve destaque. “ O evento tem atingido seu objetivo também em questões de inclusão, já temos um histórico de equidade de gênero, e nesta edição tivemos bem perto da equidade de autodeclarados pardos ou negros”.

A etapa de Salvador tem a correalização do grupo Aviva, patrocínio da Unijorge e da Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Diretoria de Inovação da Secretaria de Inovação e Tecnologia (SEMIT). Tem o apoio institucional da Embaixada dos EUA, através do Consulado EUA Rio, e parceria do Sebrae Bahia, Tecno Jr – UESC e Vilage Marcas e Patentes.

Programação NASA Space Apps Salvador

Local: Unijorge, campus Paralela

·         Dia 27/09: Abertura do evento, às 19h, no auditório Zélia Gattai

·         Dias 28 e 29/09:  Plantão para tirar dúvidas dos participantes

·         Dias 30/09, 1 e 2/10:  Competição entre equipes para desafios propostos pela NASA

·         Dia 4/10: Grande final com divulgação das três equipes vencedoras da etapa local, às 19h, no auditório Zélia Gattai.

·         Mais informações: https://nasa.spaceterra.org/

Compartilhe nas redes sociais