Apae Salvador promove oficina de mimos para o Dia das Mães

Atividades terapêuticas focadas no brincar acontecem no Centro Especializado em Reabilitação da Apae – CER II, em Coutos.

Nada melhor do que a temática de Dia das Mães para inspirar uma galerinha que tem soltado a criatividade nas oficinas terapêuticas desenvolvidas pela Apae Salvador. Porta-retratos, quadros, chaveiros, entre outros artigos de presente, estão ganhando cores e formas para homenagear as mamães. A Oficina Terapêutica, realizada no Centro Especializado em Reabilitação da Apae – CER II, em Coutos, é um espaço de interação, socialização e reabilitação, com o objetivo central de trabalhar não só a imaginação, mas também os processos cognitivos de desenvolvimento das crianças, adolescentes, adultos e idosos assistidos no Centro. A Oficina Terapêutica desenvolve, dentro do seu viés, atividades que promovem expressões emocionais, sentimentos e vivências.

“A oficina em alusão ao Dia das Mães tem o intuito de homenagear e destacar a importância da figura materna no processo de desenvolvimento do paciente, além de trabalhar a criatividade, relação afetiva e empática maternal.”, ressalta Angela Ventura, superintendente executiva da Apae Salvador. Um dos pontos chave da oficina é o “brincar terapêutico” como forma de entrar no universo lúdico e agir sob medida, já que o brincar permite que se explore seus aspectos emocionais, físico, patológico e como a criança entende e se comporta no mundo.

“O brincar terapêutico desenvolve habilidades essenciais para a maturidade intelectual infantil. O lúdico é uma ferramenta que utilizamos para incentivar, mostrar e criar. São passos importantíssimos para trabalhar a fase de aprendizado, seja ela sensorial, motor ou cognitivo”, destaca Irlane Leite, coordenadora Técnica do CER II. Dentre as atividades oferecidas na oficina estão a socialização afetiva; desenvolvimento cognitivo através de brincadeiras; desenvolvimento da fala; raciocínio, percepção e funções motoras e sensoriais; desenvolvimento no processo de atenção; desenvolvimento do brincar lúdico; musicalização; pintura artística; oficina de balões; e artesanatos.

Compartilhe nas redes sociais