Equipe do curso de Relações Internacionais irá apresentar artigo sobre o fortalecimento da agenda de segurança hídrica amazônica
Uma equipe formada por alunas e um professor do curso de Relações Internacionais da Unijorge, em Salvador-BA, foi selecionada para participar da 19ª edição do Congresso Acadêmico Sobre Defesa Nacional (CADN), que ocorrerá de 22 a 26 de julho, na Escola Naval, no Rio de Janeiro. O evento, realizado pela Escola Superior de Defesa, ligada ao Ministério da Defesa, escolhe os melhores autores de artigos científicos em todo o país, para participação e apresentação do trabalho acadêmico.
Orientados pelo professor Neuton Messias da Silva Neto, as estudantes Amanda Matias Mirandola Oliveira, Kayanne Simões dos Santos de Sales, Letícia dos Santos Souza e Michelle Lomi Carreiro Cesarino Santos integraram o grupo, que foi classificado com o artigo “Hidropolítica Amazônica: a liderança brasileira para o fortalecimento da agenda de segurança hídrica na Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA)”.
“Tratamos acerca das potencialidades estratégicas dos rios da bacia amazônica, e de como a pauta é relevante para a Defesa Nacional, bem como investigar a potencialidade brasileira de liderar o processo de discutir a pauta da hidropolítica regionalmente, com foco na OTCA”, explica o professor Neuton.
Segundo a coordenadora do Curso de Relações Internacionais, Katiani Zape, a equipe da Unijorge foi a única da Bahia selecionada para todas as edições do Congresso no pós-pandemia. “Essa participação vai coroar mais uma produção de excelência dos discentes de RI da instituição”, celebra.
O curso de Relações Internacionais da Unijorge é o melhor curso de RI do Brasil, segundo o MEC, 1º lugar entre as instituições de ensino superior privadas com fins lucrativos, de acordo com dados do Enade 2022.