ACBEU promove empreendedorismo na Virada Sustentável

Associação terá oficinas voltadas para mulheres com os temas robótica, modelagem e impressão 3D e artesanato

A ACBEU será, pela primeira vez, uma das participantes da Virada Sustentável, maior festival de cultura, mobilização e educação para a sustentabilidade da América Latina, que ocorre em Salvador, de quinta (29) a domingo (02), ocupando os espaços públicos e inteiramente gratuito. Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, a ACBEU promoverá oficinas ligadas às áreas de Artes, Tecnologia e Robótica com enfoque em empreendedorismo, dentro do tema: “Território e Sustentabilidade”.

“A ACBEU tem como propósito desenvolver protagonistas para o mundo. E, entre nossos valores, além da atitude inovadora e da paixão pelo que fazemos, estão a sustentabilidade e o estímulo ao desenvolvimento dos potenciais humanos. A Virada Sustentável está lastreada pelos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, o que está em grande consonância com nosso propósito e valores. Tendo isto em mente, decidimos por apoiar e participar da Virada. Estamos muito animados com esta participação e temos certeza que será um sucesso”, destaca Paula Cavalcanti, analista de Projetos Maker.

Na programação estão oficinas de Modelagem Básica e Impressão em 3D, Robótica e artesanato – confecção de fios de malha e crochê de dedo. A ação é voltada ao público feminino com o objetivo de estimular o desenvolvimento e empreendedorismo para mulheres a partir de 18 anos. As inscrições serão realizadas no local, uma hora antes de cada oficina.

Área ainda muito ocupada pelo público masculino, a robótica e seus conceitos básicos serão apresentados às participantes da oficina que aborda este tema. O objetivo é mostrar como funciona um robô, sua automação e o que está por trás disso, bem como os conceitos básicos sobre lógica de programação. Além disso, ao final da oficina, as mulheres serão capazes de modificar códigos feitos na plataforma Arduino e ver como eles funcionam na prática. Este tema terá duas oficinas, e na sexta (30) no sábado (01), entre as 13h30 e as 15h, no Makerspace – ACBEU Shopping Barra.

Na oficina de modelagem básica e impressão 3D, as participantes serão apresentadas a um programa de modelagem 3D, e às configurações de uma impressora 3D. A oficina será focada no empreendedorismo feminino e ao final as participantes serão capazes de realizar modelagens básicas através da plataforma utilizada e reconhecer um ambiente de trabalho de uma impressora 3D. A ação será na sexta e sábado, das 15h15 às 16h15, também no Makerspace – ACBEU Shopping Barra Material

Já na terceira oficina, as participantes irão aprender a fazer o fio de malha com camisas velhas. No segundo momento, irão aprender pontos de crochê utilizando apenas os dedos e o fio de malha que foi feito por elas, usando essas técnicas na criação de peças como bolsas, capa de almofadas, tapetes e outros. As oficinas ocorrem na sexta e sábado, das 16h30 às 18h, no Makerspace – ACBEU Shopping Barra.

As oficinas são voltadas às mulheres a partir de 18 anos e tem vagas limitadas e algumas necessitam de materiais específicos. Informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3340-5400.

Virada Sustentável

A Virada Sustentável envolve mais de 180 projetos de coletivos, artistas, oficineiros, escolas, universidades, ONGs, inciativa pública e privada, mapeados para compor a programação, que vai de palestras, debates e vivências a atividades educativas, ambientais e artísticas, e dois dias de shows, reunindo seis bandas. Os eventos e atividades irão acontecer em diversos pontos da cidade. Fundamentado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a Virada em Salvador aposta em atividades e ações que congreguem, principalmente, sete ODS: Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, Redução das Desigualdades, Cidades e comunidades sustentáveis, Consumo e produção responsáveis, Vida na água e Vida sobre a Terra.

Compartilhe nas redes sociais