“Inclusão: Desafios, Perspectivas e Possibilidades” é o tema geral do evento que vai até a sexta-feira (13)
Foi dada a largada para o maior evento do estado voltado para o universo da pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Nesta quarta-feira (11), aconteceu a abertura oficial X Congresso Estadual da Apaes do Estado da Bahia (Conapaes-BA), no Fiesta Convention Center, em Salvador. O evento é realizado pela Federação das Apaes do Estado da Bahia (Feapaes-BA), em parceria com a Apae Salvador. Na ocasião, estiveram presentes dirigentes da federação e das Apaes, autoridades, profissionais das unidades, assistidos e seus familiares.
“O congresso é um marco em nossa jornada de transformação. É um ponto de partida para discutirmos ideias, compartilharmos experiências e traçarmos caminhos rumo a uma sociedade mais justa e inclusiva. É um encontro de sonhadores, de agentes de mudança, de pessoas que acreditam no potencial de cada indivíduo, independentemente de seus desafios”, afirma Narciso Batista, presidente da Feapaes-BA.
A programação do primeiro dia contou com o colóquio para gestores das Apaes, com enfoque no Atendimento Educacional Especializado (AEE), liderado pela coordenadora de Educação e Ação Pedagógica, Kátia Leite. Já a primeira mesa do evento discutiu os desafios da inclusão, com o professor José Leon Crochick da Universidade de São Paulo (USP).
Foi realizado, ainda, o IV Fórum de Autodefensores, cujo intuito é tornar a pessoa com deficiência protagonista nos debates sobre inclusão, para que proponham iniciativas e desenvolvam a autonomia nas mais distintas áreas da vida. “Com o fórum, esperamos conscientizar nossas Apaes e a sociedade sobre a importância do empoderamento de nossos assistidos. Não podemos falar sobre eles sem primeiro ouvi-los”, conta Eliana Rosa, coordenadora de Autogestão e Autodefensoria da Feapaes-BA.
O congresso, que vai até a sexta-feira (13), tem como tema geral “Inclusão: Desafios, Perspectivas e Possibilidades”. A programação inclui fóruns, debates e mesas redondas liderados por palestrantes especializados, abordando as melhores práticas e métodos de inclusão. Além disso, o encontro conta com a participação de palestrantes com deficiência, que desempenham um papel essencial na discussão, enriquecendo o diálogo através do compartilhamento de suas vivências. Estão em pauta temas como saúde, garantia de direitos, trabalho, educação, sexualidade e longevidade, a fim de fomentar ações e políticas públicas em prol da integração desse público na sociedade. Para mais informações, basta acessar o site www.conapaesba.com.br.